O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde animal

Passeio com o pet: dicas para uma caminhada saudável

Exercitar com o seu bichinho de estimação pode ser benéfico tanto para você quanto para ele, mas é fundamental tomar precauções para evitar a desidratação e outras questões de saúde

Postado em 29 de outubro de 2024 por Letícia Leite
É essencial prestar atenção aos tipos de exercícios apropriados para o seu cãozinho, de modo a prevenir problemas de saúde. Foto: Freepik

Você sabia que os cães são ótimos companheiros para atividades físicas? Além de ajudar a combater o sedentarismo, fazer caminhadas ou corridas leves com seu animal pelo bairro fortalece o laço entre vocês, proporcionando benefícios emocionais para ambos.

Entretanto, é essencial prestar atenção aos tipos de exercícios apropriados para o seu cãozinho, de modo a prevenir problemas de saúde. Por isso, apresentamos algumas orientações para ajudar os tutores a inserir atividades físicas na rotina dos seus pets de maneira segura e saudável.

Inicie de forma gradual

Para garantir que o passeio com seu pet seja seguro, comece com uma rotina de caminhadas progressiva e escolha horários mais frescos para realizar a atividade. Ajuste a intensidade e a duração dos exercícios conforme o nível de condicionamento físico do seu cão.

Hidrate seu animal de estimação

É fundamental garantir que seu animal esteja bem hidratado antes, durante e após os exercícios, além de evitar passeios em horários de calor intenso, para prevenir a fadiga ou hipertermia. Proporcionar um ambiente fresco e confortável para o descanso do seu pet após a atividade também pode ajudar na sua recuperação.

Alimentação adequada

Ajuste a alimentação do seu animal em função da rotina de exercícios. Ofereça uma parte da refeição antes da caminhada e aguarde cerca de duas horas para realizar a atividade. Depois do exercício, dê o restante da refeição uma hora após, para repor a energia do seu pequeno amigo.

Consulte um veterinário

Antes de iniciar as caminhadas com seu pet, é essencial consultar um veterinário. Com a avaliação da saúde do animal, levando em consideração aspectos como idade, raça e condicionamento físico, o profissional pode fornecer orientações específicas para assegurar que seu animal esteja preparado para a atividade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também