O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 6 de novembro de 2024
VIAGEM SEGURA

10 destinos de viagens mais seguro para mulheres

Na hora das mulheres decidirem qual país será o destino de uma viagem solo, vale a pena considerar se há mais flexibilidade para uma viagem sozinha, ou mesmo entre amigas, com segurança

Postado em 1 de novembro de 2024 por Thais Aires

Nos últimos anos, o turismo solo ganhou destaque, especialmente entre mulheres. O número de americanas, por exemplo, que viajam sozinhas chega a cerca de 32 milhões anualmente, conforme dados da Travel Industry Association. Essa crescente tendência, no entanto, é acompanhada pela necessidade de se considerar a segurança nos destinos escolhidos.

Segurança em foco

O portal Índice de Perigo para Mulheres, criado pelos jornalistas Asher e Lyric Fergusson, analisa a segurança em mais de 50 destinos turísticos populares. O estudo avalia diversos fatores, incluindo a segurança noturna, taxas de violência e abuso sexual, além de níveis de discriminação. Esses dados são fundamentais para que mulheres que viajam sozinhas possam planejar suas jornadas de forma mais consciente.

Tragédias recentes, como o assassinato de duas mulheres escandinavas no Marrocos, evidenciam os riscos que ainda persistem em várias regiões do mundo. Enquanto algumas localidades se destacam pela segurança, outras permanecem como destinos preocupantes.

Conforme o estudo, 10 destinos mais seguros para mulheres que viajam sozinhas incluem:

  1. Espanha
  2. Cingapura
  3. Irlanda
  4. Áustria
  5. Suíça
  6. Noruega
  7. Portugal
  8. Croácia
  9. Canadá
  10. Polônia

A análise detalhada (que pode ser feita aqui) desses destinos permite que as mulheres façam escolhas informadas, promovendo uma experiência de viagem mais segura e agradável.

Portugal é um destino seguro para mulheres turistas (foto: TripAdvisor)

Brasil na lista dos mais perigosos

Por outro lado, países como África do Sul, Rússia, México, Irã, República Dominicana, Egito, Marrocos, Índia e Tailândia estão entre os menos seguros, representando riscos elevados para viajantes femininas. O Brasil, infelizmente, está incluso na lista dos países mais inseguros para turistas que viajam sozinhas.

Só em 2023 no Brasil, apenas 28% das mulheres relataram sentir-se seguras ao caminhar sozinhas à noite e o País tem a terceira maior taxa de homicídios dolosos contra mulheres. Outro dado apontado em relação ao País é que o Brasil ficou em sexto lugar no percentual de mulheres que sofreram violência física ou sexual por parte de seus parceiros íntimos, com 36,9%.

Vantagens de Viajar Sozinha

Viajar sozinho traz uma série de benefícios. Um dos principais é a liberdade de tomar decisões sem precisar consultar outra pessoa. Isso facilita o planejamento da viagem, permitindo que o viajante faça ajustes de última hora sem complicações. Além disso, a experiência de estar sozinho pode ser mais intensa, já que não há distrações e o viajante se torna mais consciente do ambiente ao seu redor.

Outra vantagem é a oportunidade de conhecer pessoas novas. Em um país desconhecido, o viajante solo pode fazer amizades, seja em albergues, tours ou até mesmo em bares, o que pode enriquecer ainda mais a experiência.

Além disso, viajar sozinho é uma chance de autodescoberta e aprendizado. A necessidade de se adaptar a novas situações ensina a confiar nos próprios instintos e a enfrentar desafios que normalmente poderiam ser evitados quando se está acompanhado.

 

 

 

 

 

*texto com informações: portal Catraca Livre

Leia também: Conheça São João D’Aliança: o portal da Chapada dos Veadeiros e um destino imperdível para sua próxima viagem

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também