O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
SETE VIDAS?

As raças de gatos que vivem durante mais tempo, segundo a Ciência

Pesquisa detalha fatores que influenciam a longevidade dos gatos, incluindo gênero, castração e controle de peso

Postado em 1 de novembro de 2024 por Thais Aires

Se pudéssemos escolher, nossos animais de estimação, cães ou gatos, viveriam para sempre. Eles estão ao nosso lado em tantos momentos – seja no aconchego de casa, seja nas pequenas rotinas do dia a dia – que é natural desejar que fiquem conosco pelo maior tempo possível.

No caso dos gatos, essa convivência é marcada por uma combinação de afeto e fascínio, uma vez que eles possuem uma resistência e habilidade de sobrevivência que sempre intrigaram os humanos. Embora seja lenda a ideia de que os felinos têm sete vidas, avanços na ciência estão desvendando cada vez mais sobre a fisiologia e os cuidados que podem realmente prolongar a vida desses animais.

Um estudo realizado pelo Royal Veterinary College de Londres, em parceria com a Universidade Nacional Chung Hsing de Taiwan, investigou as raças de gatos com maior expectativa de vida. Os pesquisadores analisaram registros de 7.396 gatos falecidos no Reino Unido entre janeiro de 2019 e março de 2021, observando a influência de fatores como gênero, castração e peso nos anos de vida dos felinos.

Entre as descobertas do estudo, constatou-se que gatas têm uma média de vida 1,33 anos superior à dos machos. Segundo o Dr. Kendy Teng, principal autor da pesquisa, esse dado pode ser resultado de fatores hormonais ou comportamentais, que favorecem a sobrevivência das fêmeas.

Castração e peso: fatores decisivos

A castração foi outro ponto de destaque na pesquisa, mostrando que gatos esterilizados vivem mais. A prática reduz o risco de doenças reprodutivas e comportamentos arriscados, como fugas e brigas, favorecendo uma vida mais longa para os animais castrados. Em relação ao peso, observou-se que uma diferença de 100 gramas acima ou abaixo do ideal específico para cada raça e gênero pode reduzir a expectativa de vida em 0,02 anos, o que ressalta a importância de uma dieta balanceada e controle de peso.

Expectativa de vida por raça

O estudo também revelou dados sobre a expectativa média de vida de diferentes raças de gatos. Entre as raças analisadas, o Burmês e o Birmanês lideram, com expectativa de vida média de 14,4 anos. Já o gato mestiço (ou vira-lata) vive em média 11,9 anos.

Abaixo, a lista completa das raças de gatos que vivem mais:

Burmês: 14,4 anos

Foto: Michel Viard-Getty Images

 

Birmanês: 14,4 anos

 

Mestiço/Vira-lata: 11,9 anos

 

Siamês: 11,7 anos

 

Persa: 10,9 anos

 

Ragdoll: 10,3 anos

 

Norueguês da Floresta: 10,0 anos

 

Maine Coon: 9,7 anos

 

Azul Russo: 9,7 anos

 

Britânico: 9,6 anos

 

Bengal: 8,5 anos

 

A pesquisa também abordou como a expectativa de vida dos gatos varia entre países, com destaque para o Reino Unido, Estados Unidos e Japão, onde os felinos apresentam as maiores médias de vida. Fatores como qualidade do atendimento veterinário e práticas de cuidado influenciam diretamente a longevidade dos gatos nessas regiões.

 

 

 

 

 

 

Leia também: Conheça 10 raças de cães que vivem por mais tempo

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também