Zé Délio articula para liderar disputa pela presidência da AGM
Prefeito reeleito de Hidrolândia performa para fortalecer sua candidatura na corrida pelo cargo

Na corrida pela presidência da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o prefeito de Hidrolândia, Zé Délio Júnior (União Brasil), tem se movimentado e trabalha articulando para que seu projeto de suceder o prefeito de Goianira, Carlão da Fox (Republicanos), atual presidente da AGM, ganhe musculatura. A construção da campanha de Zé Délio em busca pelo pelo cargo já iniciou, e o prefeito visa conciliações para alçar sua candidatura na disputa pela AGM ao topo.
O líder de Hidrolândia tem o respaldo do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O prefeito possui um forte respaldo dentro do núcleo caiadista, o que tem sido um fator decisivo para seu crescimento político. O prefeito é visto como um gestor eficiente, perfil que agrada os olhos da base governista. Zé Délio não teve concorrência na disputa pela prefeitura de Hidrolândia deste ano. Candidato único, o prefeito foi reeleito com 100% dos votos válidos.
Seu mandato, marcado pela administração que lhe rendeu uma alta aprovação popular – que ultrapassa a marca de 90% – consolidou sua imagem e fez com que a popularidade do primo, Paulo Rezende, ex-prefeito da cidade entre 2013 e 2020, já não fosse suficiente para fazer frente na disputa pela cidade. O alto índice de aprovação também lhe conferiu uma base sólida de apoio entre os eleitores e prefeitos de cidades vizinhas. Zé Délio tem angariado a simpatia de chefes dos Executivos municipais do sudoeste goiano.
O prefeito de Hidrolândia também trabalha com a ideia de conciliação. Zé Délio pode buscar junto aos demais postulantes à presidência da AGM uma chapa única. Para isso, o político terá o trabalho de convergir, pelo menos, mais três prefeitos que hoje participam da disputa: Marden Júnior (Trindade), Cleiton Melo (Itauçu) e Paulinho do Barreirão (Anicuns) – todos do União Brasil.
Leia mais: Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
Como mostrado anteriormente pela reportagem do jornal O HOJE, o próximo presidente da AGM deve ser um prefeito do partido do governador. Cleiton é o atual vice-presidente da associação. Nessa disputa, o prefeito de Itauçu busca contar com o atual presidente da AGM. Cleiton também possui o respaldo de Bruno Peixoto.
Marden conta com o apoio de Delegado Waldir, presidente do Detran e vice-presidente do União Brasil em Goiás; Bruno Peixoto (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego); e Tiago Pacheco (União Brasil), prefeito de Petrolina, principal cotado para ser vice do prefeito de Trindade.
Outro possível nome na disputa pela AGM é o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão. Carlinhos, de 48 anos, foi eleito em 2020 e reeleito este ano – com uma votação expressiva, tendo recebido de 78,82% dos votos válidos. O prefeito seria a chapa representante dos municípios do entorno do Distrito Federal.
Carlinhos é da base governista, e anda ao lado de Caiado e do vice Daniel Vilela (MDB), porém, ao contrário dos demais candidatos, não é filiado ao União Brasil. O prefeito de Novo Gama é do PL, partido que entrou em rusgas, sobretudo no conflito de Caiado e do ex-presidente Jair Bolsonaro, com o União Brasil nas eleições municipais deste ano. (Especial para O Hoje)