O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Reeducação alimentar

Entenda o que é a dieta cetogênica e como ela influencia a perda de peso

A dieta cetogênica é um regime alimentar que diminui significativamente a ingestão de carboidratos

Postado em 14 de novembro de 2024 por Letícia Leite
Uma dieta cetogênica deve ser rica em alimentos que possuam grandes quantidades de gorduras boas e proteínas de qualidade. Foto: Freepik

A dieta cetogênica reduz consideravelmente a quantidade de carboidratos consumidos, isso se deve ao fato de que esse nutriente fornece glicose, que é a principal fonte de energia para as células. Assim, ao restringir a ingestão desse nutriente, o corpo passa a procurar outras fontes de energia.

Consequentemente, há um aumento na ingestão de gorduras saudáveis. O objetivo é levar o organismo a um estado de cetose, onde ele começa a utilizar a gordura como a principal fonte de energia, em vez dos carboidratos. Para aqueles que buscam emagrecer, é recomendável combinar uma alimentação balanceada com uma rotina regular de atividades físicas.

A cetose se estabelece quando a ingestão de carboidratos é reduzida, fazendo com que o fígado converta gordura em corpos cetônicos para fornecer energia ao corpo. Os benefícios incluemperda de peso rápida, controle do apetite, melhora da sensibilidade à insulina e, potencialmente, maior clareza mental. Por isso, é uma alternativa muito procurada por aqueles que buscam emagrecimento.

Uma dieta cetogênica deve ser rica em alimentos que possuam grandes quantidades de gorduras boas e proteínas de qualidade. Carnes magras, ovos, peixes, abacate, azeite de oliva, oleaginosas e vegetais baixos em amido são excelentes opções para incluir no plano alimentar.

Em contrapartida, é necessário atentar-se a alguns alimentos, evitando-os. É o caso dos carboidratos como pães, massas, arroz, batata, doces e bebidas com alto teor de açúcar, assim como os alimentos ultraprocessados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também