Milei e Trump se reúnem nos EUA em busca de parceria comercial
Presidente argentino quer acordo de livre comércio com os EUA
O presidente argentino Javier Milei chegou aos Estados Unidos nesta quinta-feira (14) para se reunir com Donald Trump e participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) em Mar-a-Lago, resort de Trump. Este encontro marca a primeira reunião de Trump com um chefe de Estado estrangeiro desde sua eleição. Milei demonstrou interesse em negociar um acordo de livre comércio entre Argentina e Estados Unidos, afirmando que vê possibilidades de expansão nas relações comerciais, assim como acontece com a China, segundo entrevista dada à Rádio Rivadavia.
Os líderes já haviam conversado por telefone antes da viagem, numa ligação de 11 minutos em que Trump expressou apoio às ideias de Milei, dizendo que “juntos vamos fazer a América e a Argentina grandes novamente”. Milei comentou que se sentiu honrado pela declaração e pelo apoio.
Embora economistas vejam o alinhamento com Trump como um potencial facilitador de acesso a recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Argentina, Milei afirmou que o tema não foi discutido diretamente. Segundo ele, o novo governo norte-americano está mais à vontade em trabalhar com sua administração, algo que, na visão de Milei, deverá ter reflexos positivos nas relações comerciais e financeiras entre os dois países.
urgência médica
possíveis mudanças
Posse Garantida
modernização
"especulações"
retorno
Plano de saúde
Direita