O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Tratamento capilar

Descubra 6 dicas eficazes para eliminar a oleosidade dos cabelos

Embora seja parte de um processo natural do organismo, a oleosidade capilar ainda causa incômodo em muitas pessoas

Postado em 20 de novembro de 2024 por Letícia Leite
Assim, existem algumas orientações e hábitos diários que podem ajudar a controlar a oleosidade capilar. Foto: Freepik

De fato, o excesso de oleosidade nos fios pode ser um problema para diversas mulheres, que procuram soluções para evitar a aparência suja, o brilho excessivo e a falta de movimento. A seguir, conheça seis dicas eficazes que podem auxiliar na redução da oleosidade dos cabelos e, ainda, proporcionar um visual mais leve.

Mas, afinal, o que provoca a oleosidade?

Em primeiro lugar, é normal que as glândulas sebáceas do corpo gerem sebo, que desempenha um papel importante na proteção dos fios contra agentes externos. No entanto, quando há uma produção excessiva, o cabelo tende a ficar mais oleoso, com brilho excessivo e a perder seu movimento natural.

Esse problema pode ser tanto hereditário quanto relacionado ao uso de produtos inadequados. Assim, existem algumas orientações e hábitos diários que podem ajudar a controlar a oleosidade capilar.

Conheça os seus fios: o passo mais importante, para qualquer cuidado, é conhecer o seu tipo de cabelo. Por exemplo, os fios oleosos necessitam de shampoo’s específicos. Mulheres com fios oleosos podem não se beneficiar com produtos hidratantes intensos. O ideal é apostar nos produtos transparentes.

Esqueça a máscara na raiz: além disso, é de extrema importância não usar máscaras de hidratação ou até mesmo o condicionador na raiz. O ato pode fazer com que ela fique ainda mais oleosa com o tempo. Isso porque, pode acontecer o acúmulo de resíduos que leva à obstrução dos folículos de cabelo.

Preste atenção no banho: o ato de enxaguar bem as madeixas pode mudar o aspecto final dos fios, pois os resíduos dos produtos podem pesar e contribuir para o aspecto de oleosidade.

Evite a água quente: poucas mulheres sabem, mas a água quente pode ajudar a aumentar a oleosidade e o ressecamento dos fios. Isso porque, ao remover os óleos naturais, o organismo estimula o couro cabeludo a produzir mais sebo para compensar a perda. Desse modo, o indicado é lavar as madeixas com água morna ou até mesmo gelada.

Evite mexer nos fios: outra dica é evitar mexer no cabelo ao longo do dia, uma vez que as mãos podem transferir gordura e sujeira para os fios. Além disso, as mãos podem ajudar a movimentar o sebo presente no couro cabeludo por mais partes dos fios.

Shampoo a seco: por fim, as mulheres que buscam resolver o problema de forma rápida, é indicado utilizar um shampoo a seco ou até mesmo um talco nos fios.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também