O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
repúdio

Agro repudia decisão do Carrefour França sobre carne do Mercosul

Carrefour esclarece que medida afeta apenas as lojas na França, mas setores do agro rebatem a decisão

Postado em 21 de novembro de 2024 por Vinicius Lima
carrefour
Agro repudia decisão do Carrefour França sobre carne do Mercosul | Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (21), várias entidades do setor agropecuário brasileiro se uniram para contestar a decisão do Carrefour da França de deixar de adquirir carne proveniente do Mercosul. A nota foi assinada por organizações como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outras. A ação foi uma reação ao anúncio feito na quarta-feira (20) por Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour, que justificou a decisão com o objetivo de atender a demandas relacionadas ao potencial acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, além da legislação de proteção ambiental do bloco europeu.

Em resposta, as entidades destacaram o papel importante do Mercosul como líder nas exportações de carne bovina e de frango, além de reforçarem que o setor foi um dos maiores fornecedores durante a pandemia. O Carrefour tentou esclarecer que essa decisão vale apenas para suas lojas na França e não reflete a qualidade da carne, mas sim as exigências do mercado francês. No entanto, os representantes do agronegócio argumentaram que, se a carne do Mercosul não é considerada adequada para esse mercado, ela também não deveria ser descartada em outras filiais da rede.

Por fim, as entidades reafirmaram seu compromisso com a produção responsável e sustentável, enfatizando a segurança alimentar e a qualidade dos produtos provenientes da região.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também