Rússia preocupa Ocidente com lançamento de míssil hipersônico
Kremlin afirma que o disparo do novo míssil visa responder a ataques ocidentais ao país eslavo
O Kremlin confirmou na sexta-feira (22), o lançamento de um míssil balístico hipersônico recém-desenvolvido contra uma instalação militar ucraniana, destacando a ação como uma resposta direta às atitudes “imprudentes” dos países ocidentais em apoio à Ucrânia.
Dmitry Peskov, porta-voz de Vladimir Putin, explicou que o ataque serve como uma advertência sobre as consequências de ações que envolvem o fornecimento de armas à Ucrânia, incluindo mísseis, que resultam em ataques ao território russo.
O míssil Oreshnik, chamado também de “Hazel Tree”, foi lançado após os recentes ataques ucranianos contra a Rússia, utilizando mísseis ATACMS dos EUA e Storm Shadows do Reino Unido. Putin declarou que a guerra havia “adquirido elementos de caráter global”.
Leia também: Putin ameaça atacar países que apoiarem a Ucrânia militarmente
Peskov, por sua vez, ressaltou que a Rússia não tem obrigação de notificar os Estados Unidos sobre suas operações militares, mas informou o país 30 minutos antes do lançamento do míssil. Apesar da escalada, Peskov garantiu que Putin ainda está aberto ao diálogo,
Embora a administração Biden continue com uma postura mais agressiva em relação à situação. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, por sua vez, classificou o ataque como uma “escalada severa” da guerra e solicitou uma forte condenação internacional.