Tatá pode se destacar no grupo de Mendanha
Vereador que disputa presidência da Câmara é próximo do ex-prefeito e pode ser a principal representação do QG de Mendanha
Alçar um protagonismo político é uma tarefa que, além de difícil, traz consigo outro desafio: permanecer no topo. Nas disputas por poderio político é comum que os players envolvidos busquem capitalizar suas forças e para isso, precisam reunir ao seu redor parcerias estratégicas. No contexto da política de Aparecida de Goiânia, a vitória de Leandro Vilela (MDB) é também uma demonstração de influência do grupo de Gustavo Mendanha (MDB) e de seus aliados, centralizado na figura do vereador Tatá Teixeira (União Brasil).
Tatá foi eleito com 3.830 votos válidos – o segundo mais bem votado da cidade, atrás apenas de Gilsão Meu Povo (MDB) com 3.841 – e articula nos bastidores da política da cidade administrativa por um protagonismo maior. É um dos nomes cotados na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Aparecida e, além disso, também pode assumir uma secretaria importante na gestão de Vilela.
Aos 47 anos, o vereador ostenta experiência para os cargos. Tatá possui passagens pelo Legislativo – já tendo sido vereador anteriormente – e pela Secretaria Municipal da cidade administrativa. O aliado de Mendanha atuou também ao lado de seu pai, ex-prefeito da cidade, Norberto Teixeira. É próximo do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), e será a figura destacada do grupo de Mendanha.
Leia mais: Leandro Vilela Firma Parceria com Fecomércio
Tatá é bem relacionado com a base de Vilela. Inclusive, sua disputa pela Câmara Municipal com Gilsão pode rachar o grupo de vereadores que atuam ao lado do prefeito eleito. Como já mostrado anteriormente pela reportagem do jornal O HOJE, Teixeira, além de trabalhar apoio na base de Leandro, articula com alguns remanescentes do grupo do deputado e candidato derrotado em Aparecida no segundo turno, Professor Alcides (PL) – que viu sua potência política se fragilizar, após a sua terceira derrota na disputa pela prefeitura do município.
Além disso, Tatá também colherá os frutos da atuação de Mendanha na campanha de Leandro. Gustavo coordenou a campanha do prefeito eleito e esteve ao lado de Vilela desde o anúncio de sua pré-candidatura até a vitória no dia 27 de outubro. O vereador tem consigo, na gestão de Vilela, o trunfo de ser grande aliado do ex-prefeito, que também vem participando das movimentações na base governista de Aparecida para a disputa pela presidência da Câmara, buscando consenso para a Mesa Diretora do Legislativo aparecidense.
Com Tatá em posição de destaque em Aparecida, Mendanha vê seu grupo fortalecido. O ex-prefeito da cidade possui capital político no município, já que foi eleito e reeleito – com mais de 95% dos votos – em Aparecida. Quando disputou o governo do Estado, em 2022, foi o segundo mais bem votado, o colocando em posição de destaque entre os eleitores goianos.
Porém, longe dos cargos públicos desde 2022 – quando renunciou o cargo de prefeito para disputar o governo de Goiás – é importante que o político articule posições de destaque, afinal, perder evidência é um dos passos para a falência política. Nesse cenário, o papel de Tatá Teixeira como articulador político e nome representativo do grupo de Mendanha ganha ainda mais relevância. (Especial para O Hoje)