O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 4 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Chás

Confira os benefícios do chá de erva-doce

O consumo do chá de erva-doce é seguro para a maioria das pessoas

Postado em 27 de novembro de 2024 por Leticia Marielle
Confira os benefícios do chá de erva-doce. | Foto: Reprodução/Canva

O chá de erva-doce, também conhecido como funcho, é amplamente reconhecido por seus efeitos benéficos na digestão e no relaxamento, sendo uma opção popular para quem procura alívio natural de desconfortos gastrointestinais. O ácido málico presente na planta tem propriedades digestivas e carminativas, o que ajuda a combater a acidez estomacal, melhora a digestão, alivia gases, náuseas, gastrite e até úlceras. O anetol e os flavonoides, por sua vez, influenciam a ação do estrogênio, proporcionando alívio dos sintomas da menopausa, como ondas de calor, dores de cabeça e insônia.

Além disso, a erva-doce tem um efeito analgésico e anti-inflamatório, sendo útil no alívio de dores de cabeça. O anetol age no controle das crises de enxaqueca ao reduzir a ação do neurotransmissor dopamina, enquanto também ajuda a combater a prisão de ventre, estimulando os movimentos intestinais e favorecendo a eliminação das fezes, o que contribui para a saúde digestiva.

O consumo do chá de erva-doce é seguro para a maioria das pessoas. Para os adultos, é recomendado beber de uma a duas xícaras por dia. No caso dos bebês, é essencial o acompanhamento médico, uma vez que o uso deve ser feito com cautela para evitar possíveis reações adversas.

Gestantes e lactantes devem consumir o chá com moderação, limitando-se a uma xícara por dia, pois os compostos da erva-doce podem interferir no sistema endócrino. É recomendável alternar o chá de erva-doce com outras infusões ao longo da semana, mesmo sendo seguro, para evitar sobrecarregar o organismo com uma única planta.

Modo de preparo

Para preparar um chá, triture as folhas levemente usando um pilão. Em seguida, aqueça 200 ml de água até atingir o ponto de fervura e adicione as folhas. Tampe o recipiente e deixe a mistura em infusão por um período de 5 a 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e sirva-o ainda quente ou morno. Para manter os benefícios digestivos, evite adicionar açúcar ou adoçantes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também