Aneel confirma bandeira verde para consumo de energia em dezembro
Medida significa que não haverá valor extra no próximo mês, devido às boas condições de geração de energia hidrelétrica, com custo menor de produção
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira, 29, que as contas de energia elétrica serão calculadas com base na bandeira verde no mês de dezembro. Com isso, o valor cobrado pelo consumo de energia elétrica em todo o país deve ser mais baixo.
Em novembro, as contas pelo consumo de energia eram calculadas com base em uma tarifa referente à bandeira amarela. A mudança para tarifa verde se justifica, segundo a Agência, pelas “boas condições de geração de energia hidrelétrica”.
Acontece que nas últimas semanas o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.
Leia mais: Deputados analisam opção para pagamento da energia no ato do corte
A bandeira verde foi aplicada pela última vez no período de abril de 2022 a julho de 2024. Depois, foi interrompida e deu lugar à bandeira amarela, onde passou a ser cobrado um valor adicional e R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.