O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
polêmica

Gleisi Hoffmann critica vídeo da Marinha e chama mensagem de “grave erro”

Vídeo da Marinha gera polêmica ao comparar carreira militar com vida de civis

Postado em 2 de dezembro de 2024 por Vinicius Lima
Gleisi
Gleisi Hoffmann critica mensagem e defende igualdade de respeito entre militares e população | Foto: Reprodução

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, classificou como um “grave erro” o vídeo divulgado pela Marinha do Brasil no último domingo (1º). No material, a instituição compara a vida militar com a de civis, sugerindo que os militares enfrentam mais desafios e têm menos privilégios.

No vídeo, que dura pouco mais de um minuto, cenas de ação envolvendo militares são contrastadas com momentos de lazer de cidadãos civis. No final, uma militar questiona: “Privilégios? Vem para a Marinha”. A peça foi lançada para comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, mas acabou gerando polêmica por coincidir com o debate sobre mudanças na carreira militar, parte do pacote fiscal do governo Lula.

Gleisi rebateu o conteúdo em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). “Ninguém duvida do esforço e sacrifício dos militares, mas isso não os torna mais merecedores de respeito do que os civis, que trabalham duro e não vivem na farra”, escreveu.

A crítica da deputada ocorre em meio à proposta de ajustes no sistema de aposentadoria militar, que pode incluir a idade mínima de 55 anos para a reserva. A medida é uma das ações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para controlar os gastos públicos.

Além disso, Gleisi lembrou que o vídeo surge em um momento delicado, com o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, sendo investigado por suposto envolvimento em um plano golpista ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela considerou o timing da publicação “preocupante”.

A Marinha ainda não se posicionou oficialmente sobre as críticas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também