Governo do Brasil emite nota sobre crise política na Coreia do Sul
“Que os problemas sejam resolvidos de forma pacífica”
O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou nesta terça-feira (3) uma nota sobre os recentes desdobramentos políticos na Coreia do Sul. O Itamaraty afirmou que acompanha de perto a situação após o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, decretar e, posteriormente, revogar um estado de lei marcial no país.
Na nota oficial, o Brasil manifestou expectativa de que os problemas sejam resolvidos de forma pacífica, com respeito aos direitos humanos, às instituições democráticas e ao Estado de Direito. “O governo do Brasil reafirma a confiança no diálogo como caminho para soluções que assegurem a normalidade institucional e a paz na Península Coreana”, informou o comunicado.
A pasta também confirmou que, até o momento, não há relatos de incidentes envolvendo cidadãos brasileiros na Coreia do Sul.
Política na Coreia do Sul
A lei marcial decretada por Yoon Suk Yeol substituía leis civis por normas militares, ampliando o poder do Executivo. O presidente alegou que a medida era necessária para “limpar elementos pró-Coreia do Norte” no país.
Contudo, a decisão foi revogada poucas horas após ser derrubada pela Assembleia Nacional, em uma votação que demonstrou oposição significativa no Parlamento. O presidente respeitou o resultado e voltou atrás na medida.