Vice-prefeita eleita de Goiânia é promovida a coronel da PM-GO
Militar é promovida antes de ir para a reserva remunerada
A vice-prefeita eleita de Goiânia, Cláudia da Silva Lira (Avante), alcançou o posto de coronel da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), conforme publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (5). A promoção, assinada pelo secretário de segurança pública, Renato Brum, destaca a trajetória de 30 anos da militar na corporação. Cláudia, que ocupava a posição de tenente-coronel, será transferida para a reserva remunerada nos próximos 30 dias, prazo estabelecido pelo decreto.
Com a mudança de patente, o salário da policial militar passa de R$ 33,2 mil para R$ 36,8 mil, segundo dados do Portal da Transparência. Caso não solicite a transferência no prazo estipulado, a militar será afastada compulsoriamente.
Natural de São Gabriel (RS), Cláudia, de 52 anos, mudou-se para Goiânia ainda na infância, acompanhando o pai, que era militar do Exército. Aos 21 anos, ingressou na Polícia Militar como soldado, e, em 1998, concluiu o curso de formação de oficiais.
Além de atuar em áreas administrativas, operacionais e especializadas, Cláudia foi subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da PM e diretora financeira da Fundação Tiradentes por 12 anos. Sua formação inclui uma graduação em direito e cursos em nove estados brasileiros e no exterior.
Eleita ao lado de Sandro Mabel (União), Cláudia assume a vice-prefeitura de Goiânia com um histórico de dedicação à segurança pública e gestão militar. Como mãe solo de duas filhas, a coronel planeja unir a experiência administrativa ao novo desafio político.