Vaticano inclui evento LGBT no calendário oficial do Jubileu de 2025
“Estaremos presentes em Roma, trazendo conosco nossa mensagem de inclusão, amor e fé”
O Vaticano anunciou a inclusão de um evento organizado por católicos LGBTQIA+ no calendário oficial do Jubileu de 2025. A peregrinação do grupo italiano La Tenda di Gionata acontecerá em Roma, no dia 6 de setembro do próximo ano, como parte das atividades religiosas do evento.
Em comunicado, o grupo destacou a importância de sua participação. “Estaremos presentes em Roma, trazendo conosco nossa mensagem de inclusão, amor e fé. Será uma oportunidade extraordinária para testemunharmos juntos o valor de uma Igreja aberta a todos, sem exclusões”, declarou o La Tenda di Gionata.
O projeto La Tenda di Gionata, que organiza a peregrinação, busca promover acolhimento e diálogo para a comunidade LGBTQIA+ dentro da Igreja Católica. Em nota oficial, o grupo explicou que seu trabalho envolve relatos de vida, experiências pastorais e reflexões sobre a inclusão de cristãos LGBTQIA+ na prática religiosa.
Novos grupos no Vaticano
“Optamos por falar da fé e dos cristãos LGBT através de testemunhos de vida, contando as diversas experiências pastorais em curso nas Igrejas e o percurso pouco conhecido dos grupos cristãos LGBT. Acreditamos firmemente que é o momento de iniciar uma abordagem séria e uma discussão tranquila sobre estas questões”, destacou o La Tenda di Gionata.
O Jubileu de 2025, organizado pela Igreja Católica, terá como tema “Peregrinos da Esperança” e promete reunir milhões de fiéis em eventos programados ao longo do ano, com foco em inclusão e renovação espiritual.