Caiado volta a defender descentralização da segurança pública
Governador afirma que a segurança pública deve refletir a realidade de cada estado
O governador Ronaldo Caiado (UB) reafirmou a necessidade de maior autonomia para os estados na segurança pública durante um painel em Itu (SP), neste sábado (7). O evento, que integrou o Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, contou com a presença de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais.
Para Caiado, a centralização da segurança pela União não reflete as realidades locais. “Cada estado sabe como agir de forma mais eficiente. Goiás, por exemplo, eliminou problemas como Novo Cangaço e invasões de propriedades rurais sob minha gestão”, afirmou, mencionando avanços nos indicadores criminais.
Leia também: Caiado alcança aprovação histórica em Goiás
O debate também destacou o papel do agronegócio na economia brasileira. Caiado ressaltou que Goiás tem se consolidado como líder no setor, com respeito aos biomas. Romeu Zema complementou ao afirmar que o agronegócio é uma força essencial e comprometida com a sustentabilidade.
O chefe do Executivo goiano tem criticado veementemente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que propõe a criação de um sistema nacional para a área. A proposta já foi apontada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como prioridade para votação no próximo ano.