O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 14 de janeiro de 2025
voto de confiança

Alemanha pode ser o 2º país a depor chefe de estado

O país centro europeu deve ser o segundo país a votar depois da França depor o primeiro-ministro Michel Barnier

Postado em 16 de dezembro de 2024 por João Reynol
Olaf Scholz pode ser deposto ainda nesta semana. | Foto: Divulgação/Parlamento Europeu (UE)

Nesta segunda-feira (16), a Alemanha deve votar se aprova ou não um voto de confiança para a deposição do chanceler Olaf Scholz, do partido social-democrata de Social-Democrata. Após a votação, o país centro europeu deve ser o segundo país a votar depois da França depor o primeiro-ministro Michel Barnier em um voto de confiânça. Contudo, premier  renunciou pouco depois de enfrentar a pressão do governo. 

O governo, que é controlado pela coligação de partidos centro-esquerda, deve ser dissolvido e novas eleições gerais podem ser antecipadas para fevereiro de 2025. Enquanto isso, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de direita, ganha espaço nas previsões de  voto e deve superar alguns partidos consolidados de esquerda e centro-esquerda.   

Leia também: Dobradinha MDB e UB pode se repetir na disputa em 2026

Ao todo, serão votadas 630 cadeiras no parlamento alemão, a 1ª vez da história do país após a reforma eleitoral do país. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também