O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Liberdade sob condições

Moraes concede liberdade condicional a Daniel Silveira sob rígidas restrições

Ex-deputado é liberado após cumprir parte da pena, mas enfrenta regras rígidas para permanecer em liberdade

Postado em 20 de dezembro de 2024 por Davih Lacerda
silveira
Daniel Silveira foi preso após ameaças a ministros do STF | Foto: João Ricardo

O ex-deputado Daniel Silveira, condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foi liberado nesta sexta-feira (20) para cumprir o restante da pena em liberdade condicional.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, fundamentada em parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), considerou a boa conduta do réu no último ano e propostas formais de trabalho.

A liberdade vem acompanhada de rigorosas condições: uso de tornozeleira eletrônica, proibição de redes sociais e entrevistas, além de restrições de locomoção. Silveira deverá comprovar emprego em 15 dias e reportar-se semanalmente à Justiça. O descumprimento dessas regras acarretará sua imediata reclusão.

Leia também: Câmara aprova PL que prevê economia de R$ 16 bilhões para o governo

Daniel Silveira foi preso em fevereiro de 2021 após publicar um vídeo com ameaças e ofensas a ministros do STF, incluindo acusações de corrupção e outras irregularidades. As declarações foram consideradas uma afronta à democracia e ao Estado de Direito, levando à sua detenção por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Desde então, o ex-deputado enfrentou diversas medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de participação em eventos públicos, até ser condenado em 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por crimes contra a segurança institucional.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também