O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Em queda

Taxa de desemprego em 2024 atinge 6,1%, menor patamar da história

Indicadores apontam queda consistente, impulsionada por maior demanda em diferentes setores econômicos

Postado em 27 de dezembro de 2024 por Bruno Goulart
Taxa de desemprego em 2024 atinge 6,1%, menor patamar da história
Foto: Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil caiu ao longo de 2024, atingindo 6,1% no trimestre encerrado em novembro, o menor nível desde o início da série histórica em 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do IBGE. O índice caiu de 7,8% em fevereiro, evidenciando um movimento consistente no mercado de trabalho.

Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, atribui a queda à diversificação nas atividades econômicas que estão gerando demanda por trabalhadores. “Desde serviços mais qualificados até construção e serviços domésticos, há uma ampla distribuição na recuperação do emprego,” explicou. Ela também destacou o aumento no número de trabalhadores com carteira assinada como um fator positivo.

Fatores para queda no desemprego

A especialista ressalta que o comportamento do mercado de trabalho em 2025 dependerá de fatores macroeconômicos e da capacidade de setores como construção e indústria de manter ou expandir suas contratações. Questões como a renda dos trabalhadores e o impacto das mudanças climáticas em setores como a agricultura também serão determinantes.

Leia mais: Câmara de Goiânia aprova gratificação de R$ 7 mil para vereadores em funções específicas

Além da queda nas taxas de desemprego, Adriana apontou o crescimento de rendimentos e a formalização como sinais de fortalecimento do mercado de trabalho. Contudo, ela alertou para a sazonalidade, comum no início de cada ano, que pode levar a um aumento temporário no desemprego, reforçando a necessidade de acompanhar o desempenho econômico em 2025.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.