O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 4 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
mutirão

Prefeito Mabel abre 1º mutirão de 100 dias de ação para recuperar Goiânia

Ação inclui limpeza, manutenção e combate à dengue na Região Noroeste

Postado em 4 de janeiro de 2025 por Luana Carvalho
Prefeito Mabel abre mutirão de 100 dias de ação para recuperar Goiânia | Foto: Alex Malheiros

Na manhã deste sábado (4), o prefeito Sandro Mabel deu início ao primeiro mutirão de serviços urbanos da sua gestão. O evento, realizado no Setor Finsocial, marcou o lançamento de uma força-tarefa que visa a recuperação de Goiânia nos primeiros 100 dias do novo governo. A ação, com um investimento de R$ 300 milhões, inclui um conjunto de medidas para promover a limpeza da cidade, melhorar a infraestrutura urbana e combater o mosquito transmissor da dengue.

A força-tarefa começou pelos bairros da Região Noroeste, que são os primeiros a receber os serviços de recuperação. As equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão responsáveis por uma série de ações, como capina, roçagem de áreas verdes, limpeza de canteiros e rotatórias, além da remoção de entulho e pintura de meios-fios. Também estão sendo realizados reparos e limpeza em praças, com a substituição de lixeiras, bancos, academias ao ar livre, playgrounds e pet places.

Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) iniciou operações de tapa-buracos, com o uso de 100 toneladas de massa asfáltica e 10 equipes de trabalho. Outra medida importante é a desobstrução de bocas de lobo e a substituição de lâmpadas queimadas em diversos pontos da cidade.

Combate ao Aedes Aegypti 

Além das melhorias na infraestrutura, o combate ao mosquito da dengue também é uma prioridade da nova gestão. Mais de 50 agentes de endemias estão realizando varreduras nos bairros para eliminar focos do Aedes aegypti. O prefeito Sandro Mabel destacou que foi criada uma sala de crise para monitorar e controlar os casos de dengue, e pediu reforço para as unidades de saúde.

Outra novidade da operação é a parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, que trouxe reeducandos do sistema prisional para colaborar nas atividades de limpeza. Mais de 200 reeducandos, sob escolta policial, estão participando do mutirão, como parte de um programa de ressocialização.

Foto: Alex Malheiros

Bairros beneficiados 

Os primeiros bairros a receber os serviços da força-tarefa incluem o Parque Tremendão, Jardim Fonte Nova, Morada do Sol, Vila Finsocial e Residencial Jardim Belvedere. Ao longo da semana e nos próximos quatro meses, os mutirões se expandirão para todas as regiões da cidade, visando garantir uma Goiânia mais limpa, organizada e com uma infraestrutura em melhores condições para seus moradores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também