O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Suspensão preventiva

Câmara de Ceres anula posse de vereador foragido por tráfico de drogas

Osvaldo Cabal foi empossado “secretamente” no dia 1º de janeiro; ele tem um mandado de prisão em aberto

Postado em 10 de janeiro de 2025 por Bruno Goulart
Câmara de Ceres anula posse de vereador foragido por tráfico de drogas
Foto: Câmara Municipal de Ceres

A Câmara Municipal de Ceres decidiu suspender, de forma preventiva, a posse do vereador Osvaldo Cabal (PL), que está foragido da Justiça desde dezembro de 2024. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com base no mandado de prisão expedido contra o parlamentar no âmbito da Operação Ephedra, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A suspensão ocorre uma semana após o Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitar a investigação sobre a posse do vereador, que foi realizada de maneira reservada na Câmara, fora da cerimônia oficial no dia 1º de janeiro. Na ocasião, apenas o presidente da Casa, vereador Glicério Júnior (PL), e o assessor jurídico Daniel Prados estavam presentes.

Leia mais: MP busca anular posse de vereador foragido por tráfico de drogas, em Ceres

Segundo o promotor Pedro Furtado Schmitt Correa, a posse de Cabal deve ser anulada devido à ausência de sua assinatura no livro de posse e à falta de uma cerimônia pública, conforme exige a legislação.

Osvaldo, de 39 anos, foi eleito com 427 votos, mas é investigado desde novembro de 2024 sob suspeita de integrar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas sintéticas, como anfetaminas. O mandado de prisão foi expedido durante as apurações da Operação Ephedra.

O assessor jurídico da Câmara, Daniel Prados, explicou que a suspensão foi decretada preventivamente para garantir o direito ao contraditório por parte de Cabal ou de sua defesa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também