O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Emendas parlamentares

Dino dá um mês para publicação de normas no uso de emendas em universidades

Ministro do STF cobrou CGU, AGU e o MEC

Thiago Borgespor Thiago Borges em 12 de janeiro de 2025
Dino dá um mês para publicação de normas no uso de emendas em universidades
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou, neste domingo (12), que a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Educação (MEC) publiquem normas e orientações sobre prestação de contas e uso de emendas parlamentares, por parte de ONGs e Fundações de Apoio a Universidades. O prazo estabelecido foi de 30 dias. 

A decisão de Dino aconteceu após um pedido para que a suspensão de repasses, determinação anterior do magistrado, fosse revisada. 

O ministro alegou em sua decisão que, após uma auditoria sobre as entidades sem fins lucrativos que mais receberam recursos provenientes das emendas parlamentares no ano passado – a grande maioria Fundações de Apoio a Universidades -, repasses de verba para Organizações Não Governamentais (ONGs) via contratações foram identificadas. Porém, essas instituições contratadas não possuem critérios objetivos, facilitando irregularidades e a ausência de transparência. 

Leia mais: Situação financeira delicada pode levar Vilela decretar calamidade

Dino ainda implica, em sua decisão, que os estados brasileiros e o Distrito Federal precisam “proceder da mesma maneira, com a finalidade de orientar a aplicação e prestação de contas das emendas parlamentares federais, pelas Instituições de Ensino estaduais e suas Fundações de Apoio”.

Com o prazo de um mês estabelecido, a CGU, a AGU e o MEC devem providenciar a publicação das normas e orientações para que as possíveis irregularidades detectadas nas auditorias sejam corrigidas com a transparência exigida.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também