domingo, 23 de agosto de 2026
Articulação política

“Lei da Ficha Limpa não será desmontada”, diz Accorsi 

Direita quer alterar legislação para permitir candidatura de Bolsonaro em 2026

Felipe Cardosopor Felipe Cardoso em
Adriana Accorsi foto reprodução
Adriana Accorsi foto reprodução

A deputada federal delegada Adriana Accorsi (PT) saiu em defesa da Lei da Ficha Limpa, que visa promover a transparência e a moralidade política no país, e que, segundo ela, está sob ameaça por ação de políticos aliados do ex-presidente Bolsonaro. Eles querem alterar a legislação para permitir, em 2026, a candidatura de Bolsonaro, que está inelegível até 2030.

“Isso é muito preocupante, não podemos aceitar retrocessos que podem ter consequência graves para a democracia do país. A Lei da Ficha Limpa foi uma conquista do povo brasileiro e não será desmontada para beneficiar corruptos”, declarou a deputada. 

A Lei da Ficha Limpa é de iniciativa popular. Elaborada por um grupo de juristas, foi enviada ao Congresso Nacional com 1,6 milhão de assinaturas e aprovada em 2010. Pela norma, os condenados por crimes políticos graves, como corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos que comprometam a integridade pública, ficam impedidos de se candidatar por oito anos a partir das infrações cometidas.

Leia mais: Deputado envia projeto de lei que altera a Lei da Ficha Limpa

De acordo com Adriana Accorsi, o tema deve ser destaque em Brasília nesta semana. Ela argumenta que políticos da direita estão se mobilizando para forçar a tramitação de um projeto de lei complementar para diminuir o tempo de inelegibilidade. 

Outra proposição exige uma condenação na Justiça civil comum para a inelegibilidade. As duas propostas beneficiaram o ex-presidente que foi condenado por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2022.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

debate presidencial

ELEIÇÕES 2026

Debate presidencial começa sem Lula, Flávio e Zema

Primeiro encontro entre candidatos à Presidência reúne apenas Ronaldo Caiado, Renan Santos e Augu...
Apoio de Márcio Corrêa a Daniel Vilela mostra dificuldade da oposição

Eleições 2026

Apoio de Márcio Corrêa a Daniel Vilela mostra dificuldade da oposição

Governador possui apoio de mais de 93% dos prefeitos goianos, enquanto adversários tentam dialogar ...
Davi Alcolumbre

BRASÍLIA

Eleições pressionam Congresso sobre votação de pautas de Lula

Reaproximação entre Lula e Davi Alcolumbre coloca propostas de forte impacto social no centro das ...
André Mendonça

TENSÃO NO STF

André Mendonça é alertado após nome surgir em jantar de Lula, Moraes e Alcolumbre

Segundo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ministros do STF teriam discutido estratégias pa...
Daniel Vilela

RACHA NO PL

Apoio de prefeito de Anápolis a Daniel Vilela gera reação do PL

Márcio Corrêa declarou apoio à reeleição de Daniel durante evento em Anápolis; PL afirma que m...
debate

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate presidencial de 2026 acontece neste domingo; veja quem participa

Encontro será transmitido pela Band a partir das 20h e deve ter ausências de Lula e Flávio Bolson...
Arruda

Tribunal Regional Eleitoral

TRE-DF dá 7 dias para Arruda se defender de impugnação

Ex-governador é alvo de pedido do Ministério Público Federal, que questiona a candidatura ao Gove...
TRE-GO define tempo de propaganda dos candidatos ao governo de Goiás

eleições 2026

TRE-GO define tempo de propaganda dos candidatos ao governo de Goiás

Daniel Vilela (MDB) e Luis Cesar Bueno (PT) terão maiores fatias do horário eleitoral