O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Eleições 2026

Destino político de Gusttavo Lima pode ser União Brasil de Caiado

Cantor sertanejo, que se colocou à disposição para 2026, recebeu convite de Ronaldo Caiado para se filiar ao partido e acompanhá-lo em pré-campanha pelo país

Postado em 13 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Destino político de Gusttavo Lima pode ser União Brasil de Caiado
Foto: Divulgação

Gusttavo Lima, um dos nomes mais populares da música sertaneja, tem chamado a atenção não apenas pelos palcos, mas também pelo interesse em ingressar na vida política. O artista chegou a declarar, publicamente, sobre uma possível candidatura à Presidência da República em 2026. Apesar de receber convites de diversas legendas, o caminho mais natural para o cantor parece ser o União Brasil (UB), partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, seu aliado e padrinho político.

Caiado, pré-candidato à Presidência, já formalizou o convite para que Gusttavo Lima se filie ao UB e o acompanhe pelo Brasil a partir de março. O objetivo é fortalecer a base eleitoral do governador, que busca se consolidar nacionalmente. Caiado já afirmou que o interesse do cantor pela vida pública é “absolutamente legítimo”. “Convidamos o Gusttavo para se filiar ao União Brasil e também para andar comigo pelo país, a partir de março”, disse o governador.

Leia mais: “Demissão em massa” na Comurg pode atingir 2,5 mil funcionários

A movimentação de Gusttavo Lima, no entanto, não passou despercebida por outros políticos. Aliados como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o próprio Caiado veem com cautela a possibilidade de o sertanejo se tornar um adversário na corrida presidencial. Enquanto isso, figuras como Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Pablo Marçal, do PRTB, elogiaram a iniciativa do artista. “Gusttavo é um grande cara e quer ajudar o país”, afirmou Valdemar. Já Marçal celebrou a entrada de uma “nova safra de políticos” e destacou a disposição do cantor em servir o povo.

Concorrente

Pesquisas mostram que Gusttavo Lima já figura como um nome relevante no cenário eleitoral para 2026. De acordo com o levantamento Genial/Quaest, o cantor aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, com 12% da preferência do eleitorado. Em cenários onde o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não é incluído, Gusttavo chega a ocupar a segunda posição, atrás apenas de Lula (PT). 

Para se candidatar, no entanto, Gusttavo Lima precisa superar algumas barreiras burocráticas. De acordo com a Constituição Federal, é necessário ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 35 anos e filiação partidária. O cantor, que já atende aos dois primeiros requisitos, está em negociações para se filiar a uma legenda que esteja alinhada às suas ideias. Em entrevista ao portal Metrópoles, ele afirmou: “Sou um empreendedor, sei como fazer a roda girar. O Brasil precisa de menos burocracia para funcionar melhor”.

A ascensão de figuras populares na política não é uma novidade no mundo atual. Nos Estados Unidos, Donald Trump saiu dos reality shows para a Casa Branca. Na Ucrânia, Volodymyr Zelensky deixou a comédia televisiva para assumir a liderança do país. No Brasil, a tendência também ganha força, com nomes como Gusttavo Lima e Pablo Marçal buscando espaço no cenário político. No entanto, caso o sertanejo ingresse na política, é mais provável que concorra a uma das duas vagas no Senado ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado, que também se colocará na disputa.  

Estratégia de Caiado

Enquanto isso, Ronaldo Caiado parece aproveitar a popularidade de Gusttavo Lima como uma estratégia para aumentar sua própria visibilidade. Prova disso são os vários eventos em que os dois aparecem juntos — em setembro do ano passado, Caiado esteve presente na festa de aniversário do sertanejo na Grécia; no especial de fim de ano do SBT, apresentado por Gusttavo Lima, o governador também marcou presença, em um programa transmitido em rede nacional. No próximo 28 de março, Caiado iniciará sua pré-campanha à presidência em Salvador, no Nordeste, região considerada um grande colégio eleitoral e decisiva para os rumos da disputa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também