Blitz educativa alerta riscos da mistura de álcool e volante no carnaval
A iniciativa irá passar por locais estratégicos da cidade, com o intuito de alertar a população sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool e enfatizar a relevância da prevenção e do tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), em colaboração com a Secretaria de Saúde, a Guarda Civil Municipal, a Guarda Mirim e o Corpo de Bombeiros, promove até no dia 28 de janeiro, uma ação educativa com o tema “No carnaval, só não vale brincar com a vida”. A iniciativa irá passar por locais estratégicos da cidade, com o intuito de alertar a população sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool e enfatizar a relevância da prevenção e do tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As atividades incluem a simulação de um acidente de trânsito, com um veículo danificado, destacando os riscos da imprudência ao volante, especialmente quando há consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, equipes de saúde farão testes rápidos para identificar ISTs e promoverão atividades educativas, orientando a comunidade sobre o uso de preservativos e o acesso a tratamentos adequados. Uma Unidade Móvel de Saúde estará presente nos locais de blitz.
Durante as abordagens, agentes da Guarda Civil Municipal, profissionais da Secretaria de Saúde e membros do Corpo de Bombeiros distribuirão materiais informativos e orientarão motoristas e pedestres sobre a prevenção de acidentes e cuidados com a saúde.
A Secretaria de Saúde também intensifica as ações preventivas com um ônibus adaptado para testes rápidos e atividades educativas sobre ISTs, visando aumentar a conscientização da população.
Os testes rápidos oferecem resultados em até 30 minutos e podem ser realizados também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que fornecem preservativos gratuitamente. Como parceiro das atividades, o Corpo de Bombeiros está orientando sobre a segurança que o uso dos equipamentos dos veículos como cinto de segurança e capacete.