O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
"Punhal Verde Amarelo"

“Bolsonaro sabia e concordou com plano de matar Lula”, afirma Gonet

Gonet afirma que a trama golpista era comandada pelo ex-presidente Bolsonaro quando ainda era mandatário

Postado em 19 de fevereiro de 2025 por João Reynol
PGR afirma que Jair Bolsonaro (PL) recuou da trama golpista após a inexistência de fraude nas eleições. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 apoiadores, publicado na noite desta terça-feira (18), a Procuradoria Geral da República (PGR), encabeçada por Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente não apenas sabia do plano de matar Luiz Inácio Lula (PT), o vice presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes, mas como aprovaria a execução. Além disso, afirma que a trama golpista, chamada “Punhal Verde Amarelo”, era comandada pelo próprio Bolsonaro por trás dos panos, mas que recuou após a inexistência de fraude nas eleições como apurado pelo Ministério da Defesa na época.

“O plano se desdobrava em minuciosas atividades, requintadas nas suas virtualidades perniciosas. Tinha no Supremo Tribunal Federal o alvo a ser ‘neutralizado’. Cogitava o uso de armas bélicas contra o ministro Alexandre de Moraes e a morte por envenenamento de Luiz Inácio Lula da Silva”, destaca Gonet.

A denúncia da PGR ressalta que outros planos foram encontrados em posse dos denunciados. Um deles se encerrava com a frase: “Lula não sobe a rampa”.

A prova de que o plano não ficou apenas na fase de planejamento seria a execução inicial da Operação Copa 2022 no dia 15 de dezembro em que não houve a sequência pela recusa do Comando do Exército. “Foram levadas a cabo ações de monitoramento dos alvos de neutralização, o ministro Alexandre de Moraes e o presidente eleito Lula da Silva. O plano contemplava a morte dos envolvidos, admitindo-se meios como explosivos, instrumentos bélicos ou envenenamento”, menciona o procurador-geral da República. (Com informações da Agência Brasil)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também