Neurite vestibular: entenda a doença que levou Dilma Rousseff ao hospital na China
Dilma responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias.
Na última sexta-feira (21) a ex-presidente Dilma Rousseff, de 77 anos, foi internada em Xangai, na China, após apresentar um quadro de neurite vestibular, uma inflamação no nervo responsável pelo equilíbrio. Segundo sua equipe de comunicação, Dilma responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias.
O comunicado oficial divulgado na noite de segunda-feira (24) afirmou que a ex-presidente tem mantido suas atividades de trabalho normalmente durante a internação. Dilma agradeceu as mensagens de apoio e solidariedade.
O que é a doença e quais as formas de tratamento
A neurite vestibular é um distúrbio caracterizado por episódios súbitos e intensos de vertigem – sensação de que o ambiente ou a própria pessoa está girando. A condição é causada pela inflamação do nervo vestibular, responsável por enviar informações sobre equilíbrio ao cérebro.
Os principais sintomas incluem tontura intensa, dificuldade para andar, tendência a quedas e náuseas. O diagnóstico é feito por exames clínicos que avaliam os movimentos oculares e o equilíbrio, podendo ser complementado por ressonância magnética para descartar causas mais graves, como AVC.
O tratamento da neurite vestibular envolve o uso de medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, como corticoides, benzodiazepínicos e anti-histamínicos. Em geral, a evolução da doença é benigna, com melhora gradual dentro de três a cinco dias.
Leia mais: Homem é preso após matar mulher a facadas por suposta fofoca