Alinhamento dos Planetas: entenda o fenômeno raro que não se repetirá até o ano de 2040
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno poderão ser observados em um evento astronômico bastante incomum

Olhar para o céu na noite de sexta-feira (28) pode reservar uma surpresa para os amantes da astronomia. Um raro evento astronômico permitirá a observação simultânea de sete planetas do Sistema Solar. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão visíveis na mesma região do céu, proporcionando um espetáculo que não se repetirá nesta década.
Especialistas explicam que quatro desses planetas — Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter — poderão ser vistos sem a necessidade de equipamentos. Já Urano e Netuno exigirão o uso de binóculos ou pequenos telescópios para serem identificados, enquanto Saturno será o mais difícil de visualizar, dependendo do horário e da posição no céu.
O melhor momento para apreciar o fenômeno será logo após o pôr do sol, quando os planetas estarão melhor posicionados no horizonte. Para uma visão mais nítida, o ideal é procurar locais afastados da iluminação artificial das cidades. Aplicativos de astronomia, como Stellarium e SkySafari, podem auxiliar na identificação precisa dos astros.
Ilusão de alinhamento de Planetas e diferenças na visibilidade
Apesar da impressão de que os planetas estarão alinhados, na realidade, isso não ocorre. O efeito visual acontece porque cada planeta orbita o Sol em velocidades diferentes e, em determinados momentos, alguns deles se posicionam de modo que parecem estar agrupados quando vistos da Terra.
A depender da localização do observador, a visibilidade do fenômeno varia. Em algumas cidades, como Tóquio e Nova York, a melhor visualização já ocorreu no início da semana. Em Londres, o auge será no domingo (2), enquanto em São Paulo, o momento mais favorável será na terça-feira (4).
Fotógrafo já registrou fenômeno
Um fotógrafo já fez o registro raríssimo do alinhamento entre Marte, Júpiter, Mercúrio, Vênus, Saturno, Urano e Netuno no céu. O responsável pelo feito foi Josh Dury, de 27 anos, que registrou o espetáculo no último sábado (22), nas colinas de Mendip Hills, próximo à cidade de Bristol, Reino Unido.
Especialistas afirmam que a imagem pode ser a primeira a reunir todos os oito planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, em um único quadro. Embora a olho nu o alinhamento possa não parecer tão impressionante, essa fotografia teria conseguido algo nunca antes registrado: capturar todos os planetas em uma única imagem.

Não vai se repetir tão cedo
O raro alinhamento de sete planetas visíveis simultaneamente no céu, que ocorrerá nesta sexta-feira, em 28 de fevereiro de 2025, não se repetirá até o ano de 2040. Após essa data, eventos semelhantes serão ainda mais raros, com o próximo previsto apenas para 2492.
Leia também: Katy Perry vai ao espaço em missão histórica da Blue Origin