segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Supremo Tribunal Federal

Barroso rejeita impedimento de Moraes, Dino e Zanin para julgar denúncia contra Bolsonaro 

No total, o ministro afasta cinco pedidos apresentados pelas defesas do ex-presidente e dos generais 

Raunner Vinicius Soarespor em
Barroso libera oferta de transporte público gratuito no segundo turno 
Ministro Luís Roberto Barroso | Foto/Reprodução

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, rejeita, nesta sexta-feira (28), o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para afastar os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado. No total, o ministro afasta cinco pedidos apresentados pelas defesas do ex-presidente e dos generais da reserva Braga Netto e Mario Fernandes. 

De acordo com informações oficiais do STF, em relação ao ministro Alexandre, relator dos processos, Barroso verificou que a defesa, ao alegar que ele teria “interesse pessoal na causa”, não apresentou nenhum fato novo e se limitou a reproduzir argumentos apresentados em pedido anterior, já analisado e recusado pelo tribunal.

Leia mais: STF forma maioria para validar decisão de Dino e liberar das emendas

Ainda, o tribunal aponta que no caso dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, o presidente do STF explicou que os fatos descritos pela defesa não se enquadram nas hipóteses estabelecidas pelo Código de Processo Penal (CPP), que não admitem intepretações extensivas para afastar ministros de algum processo ou julgamento. Segundo Barroso, o fato de Dino ter apresentado ação penal privada contra Bolsonaro não é fator de impedimento, conforme a regra do CPP. 

No caso de Zanin, o fato de o ministro já ter se declarado impedido para atuar em um caso eleitoral envolvendo Bolsonaro ou ter assinado notícia-crime na condição de advogado de partido político, antes de ingressar no STF, também não se enquadram nas causas de impedimento. 

Alexandre de Moraes 

Da mesma forma, nesta sexta (28), Barroso rejeita pedido do ex-ministro e general da reserva Walter Braga Netto para reconhecer a suspeição do ministro Alexandre de Moraes para atuar no caso. A defesa argumentou que ele teria sua imparcialidade comprometida. 

De acordo com o presidente do STF, o pedido foi feito fora do prazo regimental. Mas, mesmo que tivesse sido apresentado no prazo correto, não seria cabível, porque os argumentos da defesa não permitem considerar que o ministro Alexandre seja “inimigo capital” de Braga Netto, como alegado pelos advogados.  

A notícia de que haveria um plano para matar o relator e outras autoridades públicas não acarreta automaticamente a aplicação da cláusula de suspeição prevista no artigo 254, inciso I, do CPP. 

Flávio Dino 

Barroso também rejeitou o pedido de impedimento apresentado pelo general da reserva Mario Fernandes contra o ministro Flávio Dino. A alegação era de que Dino não teria imparcialidade para julgar a causa diante da sua atuação como ministro da Justiça na época dos fatos. 

Ao citar esclarecimentos prestados pelo ministro Dino, o presidente do STF concluiu que sua atuação no Ministério da Justiça se manteve nos limites funcionais próprios da supervisão administrativa dos órgãos de segurança pública. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes Barroso dino golpe de Estado Jair Bolsonaro STF Supremo Tribunal Federal Zanin

Veja também

Wilder e Bolsonaro

Eleições 2026

PT questiona uso de imagem de Bolsonaro em campanha de Wilder Morais

Representação apresentada ao TRE-GO pede retirada de bandeiras, adesivos e bótons com a imagem do...
Daniel Vilela

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela defende continuidade de investimentos em infraestrutura no Sul de Goiás

Candidato à reeleição passou por Goiatuba e Bom Jesus de Goiás e destacou obras rodoviárias e q...
Luis Cesar Bueno

ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende ligação de polos industriais de Aparecida de Goiânia às ferrovias

Candidato ao governo de Goiás também apresentou propostas para educação e segurança pública du...
Marconi Perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo recebe apoio de entidades de policiais e bombeiros em Goiânia

Candidato apresentou propostas para militares da ativa e da reserva durante reunião com representan...
Mensagens mostram contato de Ibaneis com Vorcaro durante negociação do Master

Investigação

Mensagens mostram contato de Ibaneis com Vorcaro durante negociação do Master

Registros indicam troca de documentos e conversas entre ex-governador e banqueiro durante tratativas...
Prazo para Mendonça responder a acusações de Moraes termina nesta segunda (21)

STF

Prazo para Mendonça responder a acusações de Moraes termina nesta segunda (21)

Moraes alega que os relatórios de inteligência da Polícia Federal (PF) enviados a Edson Fachin in...
Ciro Nogueira ataca Boulos e Lula após rumor sobre ministério

Operação Compliance Zero

PF apreende dólares, euros e liras turcas em escritório de Ciro Nogueira

Valores foram encontrados durante a 5ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas ...
Flávio Bolsonaro e pai de Neymar cobraram Vorcaro, aponta PF

"Estão me cobrando"

Flávio Bolsonaro e pai de Neymar cobraram Vorcaro, aponta PF

Mensagens indicam cobrança das partes por recursos ligados a filme sobre Bolsonaro e negociação c...