O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Publicidade
Pontífice

Papa Francisco apresenta melhora gradual após tratamento para infecção respiratória

Vaticano informa que quadro clínico do pontífice está estável, mas prognóstico segue reservado para garantir recuperação contínua

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 8 de março de 2025
Papa Francisco apresenta melhora gradual após tratamento para infecção respiratória
Foto: Vatican News

O Papa Francisco, de 88 anos, está apresentando uma “boa resposta” ao tratamento médico e uma melhora gradual em sua condição geral, segundo informou o Vaticano neste sábado (8/3). O pontífice foi internado no hospital Gemelli de Roma em 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória grave, diagnosticada como pneumonia dupla, que afeta ambos os pulmões.

De acordo com a última atualização do Vaticano, o quadro clínico de Francisco permaneceu estável nos últimos dias, com exames de sangue e hemogramas confirmando essa estabilidade. Apesar de ainda apresentar febre, o papa alternou momentos de descanso com atividades de trabalho neste sábado, além de ter participado de orações em sua capela privada após receber a Eucaristia.

Leia mais: Expectativas por empréstimo em Aparecida desaba devido falta de transparência

Os médicos mantêm o prognóstico reservado para assegurar que a melhora inicial continue nos próximos dias. Esta é a ausência pública mais longa de Francisco desde o início de seu papado, há 12 anos. O pontífice não foi visto em público desde sua internação, há três semanas.

Francisco enfrenta problemas de saúde recorrentes nos últimos anos, incluindo infecções pulmonares, devido a uma cirurgia para remoção parcial de um pulmão na juventude. A pneumonia dupla, que inflama e pode deixar cicatrizes nos pulmões, dificulta a respiração. O Vaticano não divulgou previsão sobre o tempo de tratamento, mas as atualizações recentes têm sido cautelosamente otimistas, após dois episódios de “insuficiência respiratória aguda” no início de março.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também