O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de abril de 2025
Reciprocidade

Câmara deve votar retaliação ao tarifaço de Trump nesta semana

Projeto de Lei da Reciprocidade Comercial foi aprovada por unanimidade no Senado

Postado em 2 de abril de 2025 por Thiago Borges
Câmara deve votar retaliação ao tarifaço de Trump ainda nesta semana
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados deve votar ainda nesta semana o Projeto de Lei (PL nº 2.088/2023) de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo federal a adotar medidas comerciais contra países e blocos que dificultarem a entrada de produtos brasileiros. O texto é visto como uma retaliação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a imposição de “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais.

O anúncio do tarifaço de Trump está previsto para esta quarta-feira. A matéria do projeto foi aprovada na última terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado Federal, por unanimidade.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que trabalhará junto aos líderes partidários para pautar o tema ainda esta semana.  “Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já estamos conversando com o Colégio de Líderes, para que, se possível, excepcionalmente, possamos trazer a matéria ao plenário ainda esta semana”, anunciou o presidente da Casa.

Leia mais: Major Vitor Hugo apresenta projeto para aumentar a transparência das emendas

Segundo Motta, o tema precisa superar as diferenças políticas entre os parlamentares da Casa. “Nas horas mais importantes não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita. Existe apenas o povo brasileiro. E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças”, disse o presidente da Câmara.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também