Avenida Castelo Branco recebe sincronização semafórica nesta quarta-feira (9)
Atualmente, cerca de 80% dos semáforos da capital são antigos e não possuem sistema automatizado

A fase de testes do novo sistema de sincronização semafórica de Goiânia inicia nesta quarta-feira (9). Dessa forma, a Avenida Castelo Branco, uma das principais vias da capital, foi escolhida como o primeiro corredor a receber as mudanças. O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel durante uma vistoria técnica realizada no local.
A ação faz parte do Plano Nova Mobilidade, programa lançado pela administração municipal com o objetivo de reestruturar o tráfego urbano e tornar o sistema viário mais moderno e eficiente. Além da Avenida Castelo Branco, Mabel afirma que o próximo passo será aplicar o novo sistema de sincronização semafórica na Avenida 136 com a Jamel Cecílio.
A ação tem como foco a melhoria da fluidez do trânsito. Dessa forma, a mudança consiste na sincronização de todos os semáforos ao longo da avenida, com o objetivo de permitir que os motoristas consigam trafegar com menos interrupções. A tecnologia utilizada se baseia em um novo software de controle de tráfego, que interliga os semáforos e opera com apoio de inteligência artificial.
Essa é uma das iniciativas mais importantes dentro do plano de 18 meses que pretende desobstruir até 250 quilômetros de vias urbanas. “Queremos uma cidade mais fluida e organizada, com respeito às necessidades de todos os usuários do trânsito”, afirmou o prefeito.
O gestor também destacou a necessidade de modernização urgente no sistema de trânsito, sobretudo em corredores com fluxo intenso e afirmou estar acompanhando a mudança em uma das principais avenidas da capital goiana.
“Aqui nós estamos aqui no domingo à tarde, dando uma checada aqui na Avenida Castelo Branco. As equipes de sincronização dos semáforos, estão trabalhando também, para que a gente possa na quarta-feira abrir essa avenida. E vai ser todos os sinais sincronizados, três pistas. Eu espero fazer essa Castelo Branco andar bem mais rápido”, declarou Mabel em vídeo publicado nas redes sociais.
Além da sincronização dos semáforos, a Prefeitura promove mudanças significativas na sinalização de trânsito da via, como a criação de uma terceira faixa de rolamento e a proibição total de estacionamento ao longo da avenida. A ideia é liberar a via para o tráfego contínuo, diminuindo os gargalos e melhorando o tempo de deslocamento.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, explicou que a seleção das vias a serem contempladas com as novas medidas seguiu critérios técnicos, como a hierarquia viária e o volume de veículos em horários de pico.
Um dos exemplos apontados é o corredor da Avenida Jamel Cecílio, onde a velocidade média dos veículos, nos horários mais críticos, é de apenas 15,2 km/h. Com as mudanças propostas, a expectativa da prefeitura é reduzir os congestionamentos em 30% e aumentar a velocidade média para 20 km/h.
A tecnologia adotada ainda exige substituição de parte dos equipamentos. Atualmente, cerca de 80% dos semáforos da capital são antigos e não possuem sistema automatizado. Os outros 20%, com tecnologia mais moderna, estão sendo realocados para pontos estratégicos, enquanto avança o processo de renovação completa do sistema.
A meta da prefeitura é garantir que todas as regiões de Goiânia contem, no futuro, com equipamentos inteligentes e interligados, permitindo tomadas de decisão em tempo real com base no fluxo detectado.
O Plano Nova Mobilidade também inclui outras ações estruturantes, como a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), a implantação de um projeto piloto de Estacionamento Rotativo Digital e o lançamento de um Sistema de Bike Compartilhada. Além da Castelo Branco, outras nove avenidas já estão mapeadas para receber as próximas fases do projeto, totalizando 26 corredores prioritários.
A iniciativa representa uma resposta direta aos crescentes problemas enfrentados pelo sistema viário da capital, marcado por congestionamentos em horários de pico e falta de integração tecnológica entre os dispositivos de controle de tráfego. Com a sincronização semafórica e a modernização dos equipamentos, a expectativa é reduzir o tempo de viagem, aumentar a eficiência logística e contribuir com a segurança viária para motoristas, ciclistas e pedestres.
O teste iniciado na Avenida Castelo Branco será acompanhado de perto pelas equipes técnicas da Prefeitura, que irão monitorar os resultados e coletar dados para eventuais ajustes no sistema. A administração municipal pretende aplicar o modelo nos demais corredores à medida que os equipamentos forem sendo atualizados e os softwares integrados.