O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Operação PCGO

Polícia desmantela quadrilha que aplicava golpes se passando por advogados no WhatsApp

Os suspeitos atuavam principalmente em Goiás, mas estavam radicados em Fortaleza e Maracanaú, no estado do Ceará

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 10 de abril de 2025
Polícia
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (10) a Polícia Civil de Goiás está no Ceará realizando uma Operação Honorários do Crime, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em golpes virtuais. A investigação revelou que os criminosos criavam perfis falsos no WhatsApp, se passando por advogados, para enganar as vítimas e extorquir dinheiro.

De acordo com a polícia, os suspeitos atuavam principalmente em Goiás, mas estavam radicados em Fortaleza e Maracanaú, no estado do Ceará. A ação coordenada cumpre 10 mandados de prisão temporária, 10 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão preventiva.

Os criminosos utilizavam nomes de advogados reais, inclusive com fotos e OABs verdadeiras, para dar aparência de legitimidade aos perfis falsos. A abordagem com as vítimas geralmente envolvia conversas simulando negociações jurídicas ou cobranças judiciais, com o objetivo de obter depósitos bancários.

A operação conta com o apoio da Polícia Civil do Ceará e segue em andamento. As investigações continuam para identificar outras vítimas e possíveis ramificações do esquema em outros estados.

Leia mais: Mulher é executada a tiros enquanto pilotava moto na BR-040 em Goiás

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também