O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 23 de abril de 2025
EDUCAÇÃO

Enem 2025: alunos já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Saiba quem tem direito, como pedir a isenção e o que fazer se você faltou ao Enem do ano passado

Thais Airespor Thais Aires em 14 de abril de 2025
Enem

Começa nesta segunda-feira (14) o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo segue até o dia 25 de abril e vale tanto para quem está se preparando para fazer a prova pela primeira vez quanto para quem não compareceu à edição passada e precisa justificar a ausência. Mas atenção: não basta pedir a isenção, é necessário também ficar de olho nos documentos exigidos, especialmente no caso de quem faltou no Enem 2024.

O pedido deve ser feito pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), com o login do gov.br. Para quem esqueceu a senha, o próprio sistema orienta como recuperar o acesso. Apesar da possibilidade de gratuidade, o processo não é automático e depende de critérios específicos definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Quem pode pedir isenção? Veja os critérios

De acordo com o edital, têm direito à isenção os estudantes que se encaixam em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública declarada no Censo Escolar da Educação Básica;
  • Ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ser participante do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

A solicitação precisa ser feita diretamente no site do Inep, informando dados pessoais como CPF, data de nascimento, e-mail válido e telefone. Ao acessar a Página do Participante, o estudante deverá preencher corretamente as informações solicitadas e criar um cadastro, se ainda não tiver um.

Para quem foi beneficiado com a isenção no ano passado, mas não compareceu à prova, é obrigatório apresentar uma justificativa da ausência. Sem isso, não será possível obter o benefício novamente.

Como justificar ausência no Enem 2024

Os candidatos que não compareceram aos dois dias de prova em 2024 precisam apresentar documentação que comprove o motivo da falta. São aceitos, por exemplo:

  • Boletim de ocorrência (assalto, furto, acidente de trânsito);
  • Certidão de casamento ou união estável no dia da prova;
  • Certidão de óbito de familiar;
  • Certidão de nascimento (no caso de maternidade ou paternidade);
  • Comprovante de emergência médica, internação ou recomendação de repouso;
  • Mandado de prisão que comprove privação de liberdade;
  • Documentos que comprovem mudança de domicílio ou intercâmbio acadêmico.

Importante: não são aceitos documentos autodeclaratórios nem emitidos por pais ou responsáveis. Todos os arquivos devem ser inseridos no mesmo sistema de solicitação de isenção.

Se a justificativa for recusada, ainda será possível entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado da análise sai no dia 22 de maio.

Apesar de todo o processo de isenção ser fundamental para quem não pode pagar a taxa, ele não substitui a inscrição oficial no Enem 2025. O Inep ainda vai divulgar o edital com as datas e regras para as inscrições, que deverão ser feitas, independentemente da gratuidade, também pela Página do Participante.

Enem
Os candidatos que não compareceram aos dois dias de prova em 2024 precisam apresentar documentação que comprove o motivo da falta

Atenção ao calendário

Confira as datas importantes do processo de isenção do Enem 2025:

  • 14 a 25 de abril – Período para solicitar a isenção da taxa e justificar ausência no Enem 2024;
  • 12 de maio – Resultado da análise das justificativas de ausência e pedidos de isenção;
  • 12 a 16 de maio – Prazo para entrar com recurso, caso o pedido tenha sido negado;
  • 22 de maio – Resultado final da análise dos recursos.

A taxa de inscrição do Enem 2025 ainda não foi divulgada, mas na edição passada o valor foi de R$ 85,00.

Além do acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado como critério por instituições de Portugal que têm convênio com o Inep. Os acordos permitem que estudantes brasileiros usem suas notas para ingressar em universidades portuguesas. Por isso, garantir a participação no exame pode abrir portas também fora do país.

Mais informações sobre os critérios de isenção, prazos e documentos exigidos podem ser consultadas no site oficial do Inep ou no portal da Agência Gov (agenciagov.ebc.com.br/noticias).

 

 

 

Leia também: Caiado exalta educação goiana em reunião com representantes da Google

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também