O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 13 de dezembro de 2025
Juros reduzidos

Governo abre adesão ao Propag, programa que refinancia dívidas dos Estados

Estados podem parcelar débitos em até 30 anos com taxas a partir de IPCA+2%; benefícios maiores dependem de investimentos em educação

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 15 de abril de 2025
Governo abre adesão ao Propag, programa que refinancia dívidas dos Estados
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A partir desta terça-feira (16/4), os estados podem aderir ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados com a União (Propag), que oferece condições facilitadas para o refinanciamento de débitos.

O programa, regulamentado nesta segunda (15) pelo Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional, prevê juros de IPCA+2% ao ano, com possibilidade de redução para quem cumprir metas de investimento, especialmente em educação. A adesão exige aprovação de lei estadual e negociação de ativos como imóveis, créditos e participações em estatais, sujeitos a avaliação técnica.

Leia mais: Vereadores vão à Suíça com custo de quase R$ 100 mil aos cofres públicos

O saldo refinanciado terá prazo de até 30 anos para pagamento, e o programa inclui a criação de um Fundo de Equalização Federativa para direcionar recursos a estados com menor ou nenhuma dívida. As áreas prioritárias serão ensino profissionalizante, segurança pública, saneamento e transição energética. A inclusão de empresas estaduais no programa dependerá de aval dos ministérios setoriais e de laudo do BNDES.

Com prazo de adesão até 31 de dezembro de 2025, o Propag busca aliviar o endividamento estadual, que soma R$ 760 bilhões, concentrado principalmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul – responsáveis por 90% do total. O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, destacou que todas as unidades da federação podem se beneficiar, desde que sigam as regras estabelecidas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também