O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Literatura brasileira

Dia da Literatura Brasileira: quando o livro vira cinema e ganha novas páginas nas telas

No Dia da Literatura Brasileira, o cinema nacional também tem motivos para comemorar: diversas obras da literatura ganharam adaptações marcantes para as telonas

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 1 de maio de 2025
Dia da Literatura Brasileira: quando o livro vira cinema e ganha novas páginas nas telas
Cena do filme "Carandiru". (Foto: Reprodução)

Neste Dia da Literatura Brasileira, vale lembrar que muitas das histórias mais marcantes da literatura nacional não ficaram restritas às páginas dos livros. Elas ganharam vida no cinema, transformando-se em filmes que emocionaram o público, provocaram debates e atravessaram gerações.

Abaixo, relembramos cinco adaptações literárias brasileiras que deixaram sua marca no cinema:

Dom Casmurro – Machado de Assis
A clássica história do ciumento Bentinho e da enigmática Capitu já teve diversas adaptações, sendo uma das mais notáveis a minissérie Capitu (2008), da TV Globo. Com uma linguagem inovadora, a produção revive o eterno dilema: Capitu traiu ou não?

Capitães da Areia – Jorge Amado
Lançado originalmente em 1937, o livro narra a vida de meninos de rua em Salvador e foi levado ao cinema em 2011 por Cecília Amado, neta do autor. A adaptação mantém o olhar crítico e poético sobre desigualdade, marginalização e resistência.

Estação Carandiru – Dráuzio Varella
Baseado em relatos reais do médico no maior presídio da América Latina, o livro inspirou o filme Carandiru (2003), dirigido por Hector Babenco. A obra revela o cotidiano dos presos com humanidade, ao mesmo tempo que denuncia o sistema penitenciário.

Cidade de Deus – Paulo Lins
Transformado em um fenômeno cinematográfico por Fernando Meirelles e Kátia Lund em 2002, o romance retrata a formação do crime organizado numa favela carioca. Indicado a quatro Oscars, o filme é considerado um dos maiores da história do cinema brasileiro.

Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos
A tocante história de Zezé, um menino pobre que encontra consolo na amizade com uma árvore, emocionou leitores e espectadores. Ganhou várias adaptações, sendo a mais recente em 2012, que reacendeu o carinho do público pela narrativa sensível e comovente.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também