Dia da Literatura Brasileira: quando o livro vira cinema e ganha novas páginas nas telas
No Dia da Literatura Brasileira, o cinema nacional também tem motivos para comemorar: diversas obras da literatura ganharam adaptações marcantes para as telonas
Neste Dia da Literatura Brasileira, vale lembrar que muitas das histórias mais marcantes da literatura nacional não ficaram restritas às páginas dos livros. Elas ganharam vida no cinema, transformando-se em filmes que emocionaram o público, provocaram debates e atravessaram gerações.
Abaixo, relembramos cinco adaptações literárias brasileiras que deixaram sua marca no cinema:
Dom Casmurro – Machado de Assis
A clássica história do ciumento Bentinho e da enigmática Capitu já teve diversas adaptações, sendo uma das mais notáveis a minissérie Capitu (2008), da TV Globo. Com uma linguagem inovadora, a produção revive o eterno dilema: Capitu traiu ou não?
Capitães da Areia – Jorge Amado
Lançado originalmente em 1937, o livro narra a vida de meninos de rua em Salvador e foi levado ao cinema em 2011 por Cecília Amado, neta do autor. A adaptação mantém o olhar crítico e poético sobre desigualdade, marginalização e resistência.
Estação Carandiru – Dráuzio Varella
Baseado em relatos reais do médico no maior presídio da América Latina, o livro inspirou o filme Carandiru (2003), dirigido por Hector Babenco. A obra revela o cotidiano dos presos com humanidade, ao mesmo tempo que denuncia o sistema penitenciário.
Cidade de Deus – Paulo Lins
Transformado em um fenômeno cinematográfico por Fernando Meirelles e Kátia Lund em 2002, o romance retrata a formação do crime organizado numa favela carioca. Indicado a quatro Oscars, o filme é considerado um dos maiores da história do cinema brasileiro.
Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos
A tocante história de Zezé, um menino pobre que encontra consolo na amizade com uma árvore, emocionou leitores e espectadores. Ganhou várias adaptações, sendo a mais recente em 2012, que reacendeu o carinho do público pela narrativa sensível e comovente.