O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

MEIO AMBIENTE

Goiás lidera queda no desmatamento no Brasil em 2024, com redução de 71,9%

Estado se destaca em relatório nacional e colhe resultados de ações para zerar supressão ilegal de vegetação até 2030

Micael Silvapor Micael Silva em 15 de maio de 2025
Goiás lidera queda no desmatamento no Brasil em 2024, com redução de 71,9% Foto: Governo de Goiás
Goiás lidera queda no desmatamento no Brasil em 2024, com redução de 71,9% Foto: Governo de Goiás

Goiás foi o estado brasileiro que mais reduziu o desmatamento em 2024, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15/5) pela rede Mapbiomas. De acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD 2024), o estado teve uma queda de 71,9% na supressão de vegetação nativa em relação ao ano anterior.

Em números absolutos, o total de alertas de desmatamento caiu de 3.519 em 2023 para 659 em 2024. A área afetada passou de 69,3 mil hectares para 19,4 mil hectares no mesmo período.

Logo após Goiás, aparecem outros estados com bons índices de redução, como Paraná (-65%), Espírito Santo (-62%), Bahia (-54%) e Roraima (-50%). Na contramão, registraram aumento do desmatamento o Rio de Janeiro (+94%), Rio Grande do Sul (+70%) e Ceará (+23%). Nos casos de Rio e Sul, os dados foram impactados por desastres climáticos em 2023, que destruíram áreas de vegetação nativa.

O RAD 2024 também aponta que, pela primeira vez desde 2019, cinco dos seis biomas brasileiros registraram redução no desmatamento. A exceção foi a Mata Atlântica, que manteve números estáveis. O Cerrado — bioma que cobre boa parte do território goiano — teve a maior queda em números absolutos, com redução de 1,1 milhão para 652 mil hectares desmatados (queda de 41,2%).

Ações e metas

A secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, comemorou o resultado e destacou que o objetivo do governo é zerar o desmatamento ilegal até 2030. “Esses números são fruto de uma construção coletiva que começou há seis anos. Estado e setor produtivo estão unidos pelo desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Leia mais:Espécies ameaçadas desaparecem em silêncio no Estado

A política ambiental do estado ganhou força em setembro de 2023, quando o governador Ronaldo Caiado e representantes do setor agropecuário assinaram um pacto com a meta de eliminar totalmente a supressão ilegal de vegetação até o fim da década.

Desde então, o governo ampliou o quadro de servidores da Semad com concurso público, investiu em tecnologia de monitoramento remoto e reforçou a fiscalização em campo. Vulcanis informou que, no primeiro semestre de 2024, o estado conseguiu processar 100% dos alertas recebidos, aplicando multas e embargos administrativos sempre que houve irregularidade.

Sobre o Mapbiomas

O Mapbiomas é uma rede colaborativa que reúne ONGs, universidades e especialistas, com foco em mapear o uso da terra e a cobertura vegetal no Brasil. Criado em 2018, o projeto organiza dados de diversas fontes para fornecer alertas em alta resolução sobre a situação dos biomas brasileiros.

O Relatório Anual do Desmatamento (RAD) consolida os dados validados do ano anterior e oferece uma visão geral da evolução do desmatamento no Brasil. Desde 2019, o país perdeu 9,8 milhões de hectares de vegetação nativa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também