Governo aposta em IA para transformar gestão pública e impulsionar a economia
A Lei da IA em Goiás, proposta pelo governador Ronaldo Caiado prioriza o uso de IA em políticas públicas e assegura a proteção de dados e os direitos fundamentais dos cidadãos

O governo de Goiás tem se destacado no cenário nacional ao colocar a Inteligência Artificial (IA) no centro de sua estratégia de desenvolvimento econômico, inovação e modernização da administração pública. Em 2024, o Estado se tornou o primeiro do Brasil a regulamentar o uso da IA por meio da sanção de uma lei pioneira, que visa estimular a pesquisa, fomentar o setor privado e garantir uma aplicação ética e eficiente da tecnologia.
Em entrevista exclusiva, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, destacou o papel central das parcerias entre o poder público, centros de pesquisa e a iniciativa privada nesse processo.
“Existe de forma mais ampla uma parceria do Estado com o centro de pesquisa e com o setor privado. Essas parcerias envolvem aplicação de IA em empresas para aumentar a produtividade e envolvem também aplicação de IA para solucionar desafios do governo, como nas áreas de saúde, administração e futuramente também as áreas de sustentabilidade e educação”, afirmou o secretário.
Leia mais: Casos de doenças respiratórias crescem 26% com a chegada do clima seco
A Lei da IA em Goiás, proposta pelo governador Ronaldo Caiado e aprovada pela Assembleia Legislativa, estabelece diretrizes para a criação de ambientes de teste (os chamados sandboxes regulatórios), prioriza o uso de IA em políticas públicas e assegura a proteção de dados e os direitos fundamentais dos cidadãos. Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) tem lançado editais específicos para projetos que utilizem IA em setores estratégicos.
Na prática, a adoção de IA já tem mostrado resultados promissores. Ferramentas baseadas na tecnologia estão sendo usadas para reduzir filas no sistema de saúde, otimizar o uso de recursos públicos e apoiar a tomada de decisão em áreas como segurança e mobilidade urbana. O plano agora é expandir essas soluções para a educação pública e políticas ambientais.
Com essa iniciativa, Goiás se posiciona como referência nacional na integração entre tecnologia e gestão pública, abrindo caminho para uma nova era de inovação no serviço público brasileiro.