Tradição italiana movimenta interior de Goiás
Festival em Nova Veneza reúne coral infantil, aulas de italiano e toneladas de comida típica para 120 mil visitantes

Faltando menos de um mês para o Festival Italiano de Nova Veneza, cidade localizada a 29 km de Goiânia, os moradores estão a todo vapor nos preparativos da maior festa gastronômica de Goiás. Previsto para ocorrer entre os dias 5 e 8 de junho, o evento deve receber mais de 120 mil visitantes em quatro dias.
Na Cantina da Nonna, uma equipe de 30 pessoas já trabalha, desde o início de maio, nos cortes, temperos e porcionamentosdas 25 vacas adquiridas para o festival. “Ao lado da carbonara, da polenta frita e da bolonhesa, a porpeta é um dos pratos mais pedidos, e precisamos nos antecipar muito para fazer as milhares de pelotas de carne”, explica a chef de cozinha, Vânia Alves. Ela ainda antecipa o preparo de 2,5 toneladas de frango. “As carnes são cortadas, temperadas, porcionadas e congeladas agora, pois não teríamos tempo hábil para desossar, moer e cozinhar as pelotas no dia. Todo o restante é fresco. O macarrão é cozido no dia e os molhos também preparados na hora”, explica.
No campo, produtores locais se mobilizam. O produtor rural Rodrigo Leles do Nascimento, ao lado do irmão Emanoel José Leles, produz tomate na região da cidade de Santa Bárbara e é um dos fornecedores. Para ele, participar do festival, mesmo que de forma indireta, é gratificante. “Queremos contribuir para que o festival possa ser referência em gastronomia italiana”, diz ele, que vai entregar à organização cerca de 60kg de tomate cereja. “O lote foi plantado no mês de abril em estufas e será colhido na semana do evento”, explica.
Na Escola Municipal Militarizada FrainFaquim, 38 estudantes do primeiro ao quinto ano se reúnem todas as segundas-feiras desde fevereiro para participar do coral infantil Vocini di Veneza. “As crianças estão empolgadíssimas. À medida que vai chegando o festival, elas já ficam ansiosas e muito entusiasmadas para se apresentar no palco da festa”, descreve a professora de canto e organizadora do coral, Irailde Pereira. Ela conta que muitas crianças que passaram pelo coral há anos, hoje continuam nos palcos, como cantores e instrumentistas. O repertório deste ano terá novidades: versões em italiano de “Mamma Mia”, do grupo ABBA, e “Stand by Me”, de Ben E. King, estão entre as canções.
Enquanto isso, cerca de 30 adultos e crianças se encontram todas as quartas-feiras à noite em um colégio estadual para aprender gratuitamente o italiano, a segunda língua mais falada na cidade goiana. “Nova Veneza conta com 60% dos moradores descendentes de italiano, porém muitos não sabem falar bem o idioma. Vimos a necessidade de ensinar as novas gerações”, conta o professor Jean Marcos. A oficina, como gosta de chamar o professor, funciona há dois anos no Colégio Estadual Francisco Alves por meio de uma parceria com a Prefeitura de Nova Veneza. Para este ano, o grupo vai participar da missa de abertura da festa, marcada para o dia 5 de junho, às 19h, na Igreja Matriz. Segundo Jean Marcos, os estudantes farão, em italiano, as leituras dos textos evangélicos, das preces e das orações. “Já estamos trabalhando nos textos. Esse é um momento muito importante para os alunos”.
Sobre o Festival
Criado em 2003, o Festival Italiano de Nova Veneza é considerado o principal evento de valorização da cultura ítalo-brasileira em Goiás. A festa ocorre anualmente na cidade de Nova Veneza, a 29 km de Goiânia, e atrai milhares de visitantes com uma programação voltada à gastronomia, música, dança e religiosidade típicas da tradição italiana.
Com cerca de 60% da população formada por descendentes de imigrantes que chegaram à região no início do século XX, Nova Veneza foi oficialmente reconhecida como a Capital Italiana de Goiás pela Assembleia Legislativa do Estado. O festival, organizado pela prefeitura em parceria com o governo estadual e entidades locais, movimenta a economia e o turismo da cidade, além de estimular a preservação do idioma e dos costumes trazidos da Itália.
Entre os destaques da programação estão os concertos com repertório bilíngue, as missas celebradas em italiano, os desfiles de trajes típicos, o tradicional baile de máscaras e a Cantina da Nonna — estrutura gastronômica que serve pratos como lasanha, polenta frita, risotos, porpetas e sobremesas artesanais. O evento tem entrada gratuita.