O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Gripe aviária

Suspensão das importações de frango atinge 23 países

Há mercados que restringiram especificamente a entrada de carne de frango proveniente do Rio Grande do Sul

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em 24 de maio de 2025
IMAGENS 2025 05 24T103149.253
Suspensão das importações de frango atinge 23 países. | Foto: Reprodução

Índia, Namíbia e Albânia decidiram suspender a importação de carne de frango brasileira após a confirmação, na última sexta-feira (23), de um caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, que também confirmou a suspensão das exportações brasileiras de carne de frango para um total de 23 destinos, conforme o levantamento mais recente.

Apesar das restrições, o governo brasileiro anunciou que, na mesma sexta-feira, obteve da Coreia do Sul a sinalização de que o país asiático limitará o bloqueio apenas à carne de frango oriunda do estado do Rio Grande do Sul, segundo declarou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Entre os destinos que atualmente estão com os embarques de produtos avícolas brasileiros temporariamente suspensos estão a China, União Europeia, México, Iraque, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, além de Namíbia, Índia, Sri Lanka, Albânia e Paquistão. Esses países integram a lista daqueles que interromperam as importações de produtos avícolas do Brasil ou para os quais o próprio país suspendeu a certificação das exportações, conforme estabelecem os acordos sanitários vigentes.

As suspensões seguem protocolos sanitários que determinam a interrupção temporária e cautelar das exportações de carne de frango brasileira, seja de todo o território nacional, exclusivamente do estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou ainda de um raio de 10 quilômetros a partir do local onde foi detectado o foco da gripe aviária.

Além disso, há mercados que restringiram especificamente a entrada de carne de frango proveniente do Rio Grande do Sul, como Arábia Saudita, Reino Unido, União Euroasiática (que reúne Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão), Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Casaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Coreia do Sul e Ucrânia.

No caso do Japão e dos Emirados Árabes Unidos, a suspensão foi direcionada exclusivamente para a carne de frango e seus derivados oriundos do município de Montenegro, onde a doença foi identificada, seguindo as determinações acordadas bilateralmente.

Já em relação a Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Usbequistão, Vanuatu e Vietnã, os protocolos estabelecem a regionalização das restrições, limitando as suspensões apenas aos embarques que partem de um raio de 10 quilômetros em torno do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

O governo brasileiro, por sua vez, já iniciou negociações com os países importadores na tentativa de flexibilizar as suspensões e mitigar os efeitos econômicos provocados pelo primeiro registro da doença em um plantel comercial no Brasil, buscando preservar o desempenho da balança comercial do agronegócio nacional.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também