O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Em Brasília

Marina Silva se retira de comissão após ofensas de senadores

Ministra do Meio Ambiente se retirou de audiência após falas consideradas desrespeitosas dos senadores Plínio Valério e Marcos Rogério

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 27 de maio de 2025
Marina Silva se retira de comissão após ofensas de senadores
Foto: Agência Brasil

Bruno Goulart

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, deixou nesta terça-feira (27/5) a sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado após embates acalorados com os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Marcos Rogério (PL-RO).

Convidada para falar sobre a criação de uma unidade de conservação na Margem Equatorial, Marina foi interrompida e alvo de declarações consideradas ofensivas, especialmente após Valério insinuar que apenas “a mulher merece respeito, a ministra não”, provocando reação imediata de outros parlamentares.

Leia mais: “Goiás não é o estado mais seguro”, diz Fabrício Rosa sobre discurso de Caiado

Durante a discussão, Marina relembrou uma declaração anterior de Plínio Valério, que em março havia dito ter vontade de enforcá-la. Diante da recusa do senador em pedir desculpas, a ministra anunciou sua saída: “Se como ministra ele não me respeita, eu vou me retirar”. Mesmo após tentativas de explicação do parlamentar, Marina manteve sua posição e deixou a audiência sob nova provocação de Valério: “Tá com medo de mim, ministra?”.

Mais cedo, a ministra já havia se desentendido com o presidente da comissão, Marcos Rogério. Após ter o microfone cortado e ser acusada de má educação, Marina respondeu firmemente: “O senhor gostaria que eu fosse uma mulher submissa, eu não sou”. O embate escalou até que Rogério declarou: “Se ponha no seu lugar”, ao que Marina rebateu: “Qual é o meu lugar?”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também