segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Pobreza entre gerações

Apenas 1,8% das crianças brasileiras atingem o topo da renda, mostra estudo

Atlas da Mobilidade Social aponta que maioria permanece na base da pirâmide; mulheres, negros e moradores do Norte e Nordeste são os mais afetados

Luana Avelarpor em
Apenas 1,8% das crianças brasileiras atingem o topo da renda, mostra estudo

A probabilidade de uma criança brasileira alcançar os 10% mais ricos da população ao chegar à vida adulta é de apenas 1,8%. O dado consta no Atlas da Mobilidade Social Brasileira, elaborado pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), com base em informações de 1983 a 2019 provenientes de bases como IBGE, Receita Federal e CadÚnico.

Entre os poucos que conseguem romper o ciclo da pobreza, predominam homens (2,6%), brancos (2,6%) e filhos de pais com ensino médio completo ou superior incompleto (2,4%). O recorte reforça que fatores como gênero, raça e escolaridade familiar continuam a influenciar o acesso à renda no país.

Na outra ponta da pirâmide, cerca de 66,6% das pessoas permanecem entre os 50% mais pobres da população ao longo da vida. Esse grupo é formado, em sua maioria, por mulheres (82,7%), pessoas não brancas (71,8%) e filhos de pais com baixa escolaridade — 66,3% deles têm pais que não concluíram o ensino fundamental ou não têm instrução.

As desigualdades regionais também acentuam o cenário. Norte e Nordeste concentram os maiores percentuais de pessoas com alta probabilidade de permanecer na base da distribuição de renda. O Acre lidera com 82%, seguido por Pará (81,8%) e Amazonas (80,2%). Na região Norte, 79,5% das pessoas pretas e não brancas seguem entre os mais pobres, proporção semelhante à do Nordeste, com 77,8%.

Já o Centro-Oeste apresenta as maiores chances de mobilidade para os estratos superiores. Segundo o IMDS, o Brasil está entre os países com menor mobilidade social intergeracional do mundo. O instituto aponta que a combinação entre desigualdade persistente e baixa escolaridade familiar mantém os ciclos de pobreza entre gerações.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Fernanda

"Malagueta na Labuta"

Após novela da Globo, Fernanda Pimenta retorna a Goiânia com espetáculo de palhaçaria

Com projeção nacional em “Coração Acelerado”, atriz apresenta “Malagueta na Labuta” e re...
Alzheimer

Setembro Lilás

Os sinais do Alzheimer que vão além do esquecimento; neurologista orienta quando buscar ajuda

Pesquisa mostra que 13% dos brasileiros temem a doença; novos tratamentos podem retardar o avanço ...
Medicamentos

SAÚDE

Medicamentos comuns entre idosos são reavaliados; veja quais podem fazer mais mal do que bem

Benzodiazepínicos, aspirina e antibióticos para diverticulite estão entre os fármacos reavaliado...
Jolie-Pitt

DIREITO E FAMÍLIA

Do caso Jolie-Pitt ao Brasil: o que a lei diz sobre retirar o sobrenome de um dos pais

Advogada familiarista explica que retirar sobrenome e excluir filiação são medidas distintas no B...
Rey Vaqueiro

Nordeste

Avião com Rey Vaqueiro sai da pista e pega fogo durante pouso no RN

Cantor e outras 7 pessoas estavam na aeronave; ninguém ficou ferido. Após o acidente, shows previs...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo de hoje, 13 de setembro: Lua em Escorpião intensifica emoções e relações

Domingo começa com diplomacia e troca de ideias, mas termina com uma energia mais profunda e voltad...
Bonde do Tigrão anima evento gratuito em Goiânia

FLASHBACK NOROESTE

Bonde do Tigrão anima evento gratuito em Goiânia

Programação reúne DJs e atrações que prometem levar o público de diferentes gerações para um...
Cidade de Goiás

CULTURA

Cidade de Goiás sedia mostra internacional de videoarte em setembro

Destaque do evento é a exibição de três obras da chilena Gloria Camiruaga, referência da videoa...