O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
SANTO CASAMENTEIRO

Dia de Santo Antônio: conheça a origem da data e simpatias para encontrar um novo amor

Entenda a história do santo casamenteiro, as origens da celebração em 13 de junho e as simpatias que envolvem essa tradição

Thais Airespor Thais Aires em 13 de junho de 2025
Santo Antônio

Todo ano, no dia 13 de junho, a celebração de Santo Antônio toma conta de diversas cidades brasileiras. Festas, orações e simpatias ganham destaque. Mas você sabe por que Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro? E como surgiu essa data tão especial?

Confira abaixo a origem do Dia de Santo Antônio, a história do santo e as principais tradições que envolvem essa comemoração.

A história de Santo Antônio e a origem da data

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195, com o nome Fernando de Bulhões. Desde jovem, demonstrou grande devoção religiosa. Aos 15 anos, entrou para o Mosteiro de São Vicente de Fora e, posteriormente, ingressou na Ordem Franciscana, onde passou a pregar e ajudar os mais pobres. Sua fama se espalhou pela eloquência nos sermões e pelos milagres que atribuíram a ele. Morreu em 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua, na Itália.

Sua canonização foi a mais rápida da história. O Papa Gregório IX o canonizou menos de um ano depois de sua morte, em Pentecostes; no dia 30 de maio de 1232.

No Brasil, a celebração em 13 de junho ganhou força com a chegada dos colonizadores portugueses. A data marcou o dia da morte do santo e se tornou uma ocasião para celebrar sua memória. Desde então, a festa se integrou às tradicionais festas juninas, que acontecem entre junho e julho. Além de Santo Antônio, essas festas reverenciam São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Uma das representações mais comuns de Santo Antônio mostra-o segurando uma criança pequena, que geralmente é o Menino Jesus. Essa imagem tem origem em relatos sobre visões místicas do santo. Segundo a tradição, Santo Antônio teria tido uma aparição do Menino Jesus em seus braços, símbolo da pureza, do amor e da proteção divina.

Essa representação reforça a imagem de Santo Antônio como um protetor, especialmente das famílias e das crianças, além de destacar sua ligação direta com o sagrado. A figura do Menino Jesus nos braços do santo também transmite a mensagem de cuidado e ternura, reforçando sua importância como intercessor em questões afetivas e familiares.

Santo Antônio
Uma das representações mais comuns de Santo Antônio mostra-o segurando uma criança pequena, que geralmente é o Menino Jesus

Por que Santo Antônio é o santo casamenteiro?

Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro devido a relatos populares que associam seu nome à ajuda para encontrar um amor ou um casamento feliz. Diz a tradição que ele ajuda a “achar o caminho” do amor, e por isso muitos solteiros recorrem a ele pedindo um relacionamento.

Entre as histórias que reforçam essa imagem, está a de que Santo Antônio teria intercedido para que uma jovem pobre encontrasse um marido rico, o que lhe garantiu o título popular. Além disso, ele sempre pregou o amor cristão e a importância da união familiar.

Devido a isso, várias simpatias foram criadas e se popularizaram, principalmente entre os fiéis que desejam um relacionamento amoroso. A devoção a Santo Antônio não se limita só aos casamentos, mas esse aspecto ganhou destaque com o tempo.

Simpatias e tradições

O Dia de Santo Antônio envolve muitas práticas populares que misturam fé e cultura. Entre as simpatias mais conhecidas, destaca-se a que consiste em colocar a imagem do santo de cabeça para baixo, até que o pedido seja atendido. Essa é uma forma simbólica de “pressionar” o santo a ajudar na realização do desejo.

Santo Antônio
Entre as simpatias mais conhecidas, destaca-se a que consiste em colocar a imagem do santo de cabeça para baixo, até que o pedido seja atendido

Outra tradição bastante comum é a distribuição do “pãozinho de Santo Antônio”. O pão, abençoado na igreja, é levado para casa e acredita-se que traz proteção e ajuda para encontrar um amor.

Além disso, os fiéis costumam fazer orações específicas para o santo, pedindo que ele interceda para que encontrem um parceiro.

Uma das orações tradicionais diz: “Santo Antônio, não deixe que eu fique sem um companheiro por muito tempo. Eu te ofereço um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. E fico devendo outro Pai-Nosso e outra Ave-Maria para o dia em que meu desejo for realizado.”

As festas em homenagem a Santo Antônio também fazem parte da cultura popular, principalmente em cidades nordestinas, como em Jacobina (BA), onde missas, procissões e celebrações populares são realizadas.

O Dia de Santo Antônio e as festas juninas

A comemoração do Dia de Santo Antônio está inserida nas famosas festas juninas brasileiras, que celebram três santos: Antônio, João e Pedro. Essa tradição teve origem na Europa, mas ganhou características próprias no Brasil, onde os festejos incluem comidas típicas, quadrilhas, fogueiras, danças e muita música.

Durante o mês de junho, as cidades se enfeitam e as igrejas realizam celebrações religiosas em homenagem aos santos. No caso de Santo Antônio, a devoção se concentra na esperança de encontrar um amor ou fortalecer relacionamentos já existentes.

O Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, reúne fé, tradição e esperança. Seja por meio das orações, simpatias ou festas populares, milhares de pessoas aproveitam a data para renovar seus pedidos e agradecimentos ao santo casamenteiro. Se você está em busca de um amor, essa pode ser uma data importante para fazer sua oração e seguir as tradições.

 

 

 

 

Leia também: Festas juninas animam 60% dos lojistas no Centro-Oeste e impulsionam comércio no Estado

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também