O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
De olho no Planalto

Kassab traça alternativas e ensaia voo próprio do Centrão em 2026

Presidente do PSD não espera por Bolsonaro e acena para candidaturas de centro-direita

Thiago Borgespor Thiago Borges em 17 de junho de 2025
Kassab traça alternativas e ensaia voo próprio do Centrão em 2026
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, é um dos principais expoentes quando o assunto é articulação política. Cacique do Centrão, o secretário de Governo da gestão paulista de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é peça importante no tabuleiro que já negocia os acordos que visam a disputa eleitoral de 2026. 

O panorama atual sugere que o Centrão busca uma convergência entre as grandes siglas que compõem o bloco por um nome da centro-direita e que tenha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, a demora de Bolsonaro em decidir quem herdará seu capital político e a chance de ser alguém do núcleo familiar desagrada os centristas. 

Pensando nisso, o presidente do PSD sinaliza constantemente seu entusiasmo por uma candidatura não-radical. Entre os líderes do Centrão, Kassab é o menos apreciado pelos bolsonaristas e não é muito próximo do ex-presidente — diferente de outras lideranças, como o senador Ciro Nogueira (AL), presidente nacional do PP, e o deputado Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos. Tal conjuntura é um dos motivos que leva Kassab a acenar às candidaturas de centro-direita de forma independente.

Kassab estará ao lado de Tarcísio independente do cenário. Caso o governador de São Paulo dispute a reeleição, Kassab é cotado para ser o vice. Se o chefe do Executivo paulista receber a bênção de Bolsonaro para disputar o Palácio do Planalto, o pessedista irá apoiá-lo enquanto disputa a cadeira deixada pelo governador no Palácio dos Bandeirantes

Um sinal claro da aliança entre o secretário e o governador são as propagandas do PSD na TV aberta de São Paulo, que começaram na última segunda-feira (16), que exaltam o trabalho de Tarcísio e a parceria com o partido. Nos trechos finais dos vídeos é dito que a gestão de Tarcísio e o partido de Kassab são “uma parceria que leva São Paulo adiante”. 

Leia mais: PF conclui inquérito sobre Abin Paralela e indicia mais de 30 pessoas, incluindo Jair e Carlos Bolsonaro

Dois possíveis candidatos

Além da forte aliança com Tarcísio, tudo indica que existem dois possíveis candidatos na lista de Kassab: o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O chefe do Executivo paranaense tem despontado como o segundo nome da centro-direita nas pesquisas eleitorais e, caso Tarcísio não dispute a Presidência da República, Ratinho pode ser o nome do PSD na disputa. 

Entre os citados, Caiado é o único que lançou sua pré-candidatura ao Executivo federal e recebeu um aceno de Kassab no último fim de semana, durante o evento de filiação do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ao PSD. O mandatário pessedista elogiou o “trabalho extraordinário” do governador goiano e afirmou que estarão juntos nas eleições do ano que vem. 

Aceno tímido

O aceno é tímido e a aliança com a base caiadista é, sobretudo, regional. Articulador nato, Kassab reconhece a valência do poderio eleitoral de Caiado em Goiás — local em que o PSD teve um desempenho pífio nas eleições municipais de 2024. Porém, em um cenário que Caiado construa seu projeto político e consiga robustez para ser o ponto de convergência da centro-direita, Kassab deixa claro que não teria problema em apoiá-lo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também