Dezenove turistas brasileiros são resgatados após ficarem presos em nevasca no norte do Chile
Os brasileiros ficaram retidos por quase 48 horas em um ônibus cercado por neve e vento extremo no deserto do Atacama, após nevasca bloquear rodovia na fronteira do Chile com a Bolívia

Dezenove turistas brasileiros enfrentaram temperaturas de até sete graus negativos após ficarem presos por quase dois dias em uma rodovia na região de Antofagasta, no deserto do Atacama, norte do Chile. Eles estavam a bordo de um ônibus na Ruta CH-27 quando uma forte nevasca bloqueou completamente a passagem na última quarta-feira (25).
De acordo com autoridades locais, o bloqueio ocorreu depois que um caminhão derrapou no gelo e travou os dois sentidos da via, entre os trechos de Hito Cajón e Paso Jama. Outros veículos que circulavam pelo local, incluindo o ônibus dos brasileiros, também foram forçados a parar e acabaram atolando com o acúmulo de neve.
Ao todo, 27 pessoas ficaram retidas, entre elas cinco caminhoneiros e três representantes do Conselho dos Povos Atacamenses. O grupo usou um telefone via satélite para pedir socorro, já que a comunicação convencional foi comprometida pelas condições climáticas.
A operação de resgate foi dificultada pelo acúmulo de neve e pelo chamado “vento branco”, fenômeno que reduz drasticamente a visibilidade. Apesar das adversidades, o tenente-coronel Ariel Campos informou à imprensa chilena que todos “passaram a noite [quinta-feira] em boas condições”, acomodados dentro dos próprios veículos enquanto aguardavam o resgate.
Equipes do Exército, da polícia e dos bombeiros foram mobilizadas para o atendimento. Pelo menos 20 pessoas foram retiradas do local ainda durante a quinta-feira (26), embora as nacionalidades não tenham sido divulgadas oficialmente. Após o resgate completo, os brasileiros foram encaminhados para avaliação médica.