O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Lei Seca

Aparecida de Goiânia recebe novos bafômetros para reforçar Lei Seca no mês em que norma completa 17 anos

Com 765 motoristas flagrados alcoolizados só em 2025, cidade recebe três kits de etilômetros para ampliar fiscalizações e reduzir acidentes

Micael Silvapor Micael Silva em 30 de junho de 2025
Aparecida de Goiânia recebe novos bafômetros para reforçar Lei Seca no mês em que norma completa 17 anos Foto: Divulgação
Aparecida de Goiânia recebe novos bafômetros para reforçar Lei Seca no mês em que norma completa 17 anos Foto: Divulgação

No mês em que a Lei Seca completa 17 anos de vigência no Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) intensifica o combate à combinação de álcool e direção em Aparecida de Goiânia. Nesta segunda-feira (30), o órgão entregou três kits de etilômetros à Secretaria Municipal de Trânsito (SMTA) do município, o segundo mais populoso do estado.

Os novos equipamentos vão reforçar as abordagens de rotina e as blitzes da Lei Seca, com o objetivo de coibir uma das principais causas de mortes no trânsito: a embriaguez ao volante. O número de infrações preocupa. Agentes de trânsito flagraram 1.147 motoristas alcoolizados em Aparecida de Goiânia em 2024. Neste ano, até 23 de junho, já são 765 autuações por essa infração.

Cenário estadual

Em âmbito estadual, o cenário é igualmente alarmante. O Detran-GO registrou 7.037 autuações por embriaguez em 2024. Em 2025, o número já chega a 3.504. A quantidade de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro também é expressiva: 17.140 recusas no ano passado e 8.418 até o fim de junho deste ano.

Para o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a entrega dos bafômetros faz parte de uma política contínua de valorização da vida. “A fiscalização salva vidas. O álcool compromete os reflexos, o senso crítico e aumenta drasticamente o risco de acidentes. O papel do Estado é oferecer os meios para uma fiscalização efetiva e a redução da violência no trânsito”, afirma.

Leia mais:Colisão frontal deixa duas pessoas mortas na BR-153 em Porangatu

A parceria entre o governo estadual e o município também foi destacada pelo secretário municipal de Trânsito, coronel Éder Fernandes. Ele lembrou que, recentemente, Aparecida recebeu 10 mil metros de nova sinalização e que o apoio do programa Sinaliza Goiás deve ser ampliado. “Hoje, além dos bafômetros, saímos com a promessa de mais investimentos em sinalização viária”, reforça.

A fiscalização com etilômetros ganhou ainda mais força neste mês. No início de junho, o Detran-GO entregou quatro kits de bafômetros à Guarda Civil Metropolitana (GCM). “Estamos ampliando convênios para intensificar a fiscalização e proteger os motoristas que respeitam a legislação e valorizam a vida”, completou Delegado Waldir.

Lei

De acordo com a Lei Seca (Lei nº 11.705/2008), dirigir sob influência de álcool ou se recusar a fazer o teste do bafômetro é infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. Se o teste apontar 0,34 miligrama ou mais de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o motorista responde por crime de trânsito, com pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão da habilitação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também