Giovana Cordeiro revela estupro aos 18 anos após oferecer uma carona
Atriz afirma que levou cinco anos para reconhecer violência sofrida
A atriz Giovana Cordeiro, atualmente no ar na novela Dona de Mim, da TV Globo, revelou que foi vítima de estupro aos 18 anos. Em entrevista publicada nesta quarta-feira (26) pelo jornal O Globo, a artista relatou que a violência sexual foi cometida por um colega de trabalho. O episódio ocorreu após ele oferecer uma carona. Segundo o relato, Giovana dormiu durante o trajeto e acordou na casa do agressor, onde o estupro ocorreu.
Declaração de Giovana Cordeiro
A atriz afirmou que não entendeu de imediato o que havia ocorrido. Ela explicou que, por medo, decidiu não reagir e apenas tentou se proteger. “Fiquei muito assustada, tive medo de ser agredida em um lugar que não fazia ideia de onde era. Decidi ficar por achar que fosse mais ‘seguro’, e logo me deitei para dormir. Mas ele não me deixava cair no sono, ficou insistindo e fez sexo comigo sem o meu consentimento”, disse.

Giovana afirmou ainda que levou cinco anos para assimilar o trauma. Durante esse tempo, desenvolveu problemas de saúde decorrentes do episódio. “Era como se o meu corpo quisesse me punir ou me alertar para uma necessidade de cura de uma culpa que eu não tinha”, afirmou.
A atriz contou com o apoio da irmã mais velha, Natália Cordeiro, quando decidiu compartilhar o ocorrido. Natália relatou que, ao tomar conhecimento do abuso, sentiu vontade de denunciar o agressor, mas respeitou o tempo e o processo emocional da irmã. “Sabemos que, na prática, nem sempre a vítima é levada a sério”, disse.