Nove cidades entram para o Mapa do Turismo de Goiás e ganham prioridade em políticas públicas
Lista atualizada chega a 97 municípios goianos com foco no desenvolvimento do setor; destaque para ecoturismo, turismo de negócios e eventos locais
Nove cidades foram incluídas no Mapa do Turismo Goiano 2025, elevando para 97 o número de municípios reconhecidos oficialmente como prioritários para o desenvolvimento de políticas públicas no setor. A atualização foi divulgada nesta semana pela Goiás Turismo, agência do Governo de Goiás, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur).
São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo passaram a integrar a lista. Para entrar no Mapa, o município precisa atender a critérios estabelecidos pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT), como a existência de uma secretaria ou órgão específico de turismo, orçamento destinado à área, além de um Conselho Municipal de Turismo ativo com representantes da sociedade civil e do setor público.
O novo levantamento mantém a divisão do estado em 12 regiões turísticas. Uma delas teve o nome alterado: a antiga “Pegadas no Cerrado” passa a se chamar “Agroecológica”.
“O mapa é uma ferramenta estratégica importante para o desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas do setor”, afirmou o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves. Segundo ele, Goiás registrou em abril a maior alta do país em atividades turísticas, com crescimento de 10,8%, conforme dados do IBGE.
Região Agroecológica ganha destaque com três novas cidades
Com a maior ampliação entre as regiões, a Agroecológica passou a contar com três novos municípios: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás. Segundo a Goiás Turismo, a inclusão se deu, entre outros fatores, pelo avanço do turismo de negócios. Em Santa Helena, por exemplo, a ocupação hoteleira durante a semana reflete a demanda impulsionada por feiras, eventos corporativos e atividades comerciais.
A região já contava com cidades que exploram o turismo de forma diversificada, como Rio Verde (Rota do Agro), Jataí (águas termais), Paraúna (enoturismo e ecoturismo) e Jandaia (aventura e parapente).
Na Região Turística Terra Ronca, que reúne municípios com vocação para o ecoturismo e turismo de natureza, Damianópolis e Nova Roma são as novidades. Ambas estão localizadas no Nordeste Goiano, área de forte apelo ecológico e paisagens naturais preservadas.
Damianópolis já iniciou a elaboração de seu Plano Municipal de Turismo com apoio do Sebrae. “Devemos entregar em agosto as instalações do nosso Centro de Atendimento ao Turista (CAT)”, disse o secretário municipal de Turismo, Klécio Gonçalves de Araújo.
A secretária de Turismo de Nova Roma, Adrielly Xavier de Sousa, também citou as iniciativas da cidade. “Nossa expectativa é fazer com que Nova Roma seja reconhecida nacional e internacionalmente como referência em ecoturismo”, afirmou. Entre os principais atrativos, estão as cachoeiras Paredão do Céu e Forquilha, o Remansão e a Toca do Macaco, onde os visitantes encontram áreas de camping, trilhas, esportes ao ar livre e alimentação local.

Pequenas cidades investem em eventos e cultura local
O município de Anhanguera, o menor de Goiás em população, também tem espaço no turismo regional. Com menos de mil habitantes, a cidade integra a Região Turística Lagos do Paranaíba e se destaca pela tradicional Festa do Limão Taiti, realizada todos os anos em novembro. Segundo a secretária municipal de Turismo, Adelaine Meira, a entrada no Mapa do Turismo, completada há um ano, tem gerado maior visibilidade e interesse de visitantes.
“Percebemos o aumento do público em nossas festas e muitos municípios da região nos procuraram para saber como aderir ao mapa”, disse Adelaine. A programação da festa inclui shows, comidas e bebidas produzidas com limão — inclusive uma caipirinha feita em betoneira — e atividades esportivas como o pedal “Nas trilhas dos bandeirantes”.
Além de atrair investimentos e apoio técnico do governo estadual e federal, os municípios incluídos no Mapa têm prioridade em ações de qualificação, estruturação de roteiros, sinalização turística, campanhas promocionais e outras políticas voltadas ao setor.
O Mapa do Turismo Brasileiro em Goiás está organizado em 12 regiões:
- Chapada dos Veadeiros
- Chapada das Emas
- Estrada de Ferro
- Águas Quentes
- Encantos do Planalto Central
- Ouro, Negócios e Tradições
- Lagos do Paranaíba
- Agroecológica
- Terra Ronca
- Vale da Serra da Mesa
- Vale do Araguaia
Confira os detalhes do Mapa do Turismo Goiano
Leia também: Fazenda com acesso à Caverna Terra Ronca I é incorporada ao patrimônio público de Goiás