O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Segurança alimentar

Como lavar bem os alimentos reduz o risco dos agrotóxicos

Com o Brasil liderando o uso mundial de pesticidas, higienizar frutas e verduras corretamente é necessário para a saúde

Luana Avelarpor Luana Avelar em 18 de julho de 2025
arranjo de comida saudavel sendo lavada

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Em 2022, foram 801 mil toneladas aplicadas na lavoura, segundo dados da ONU para Agricultura e Alimentação. O número chama atenção não apenas pelo volume, mas pelos riscos que esses resíduos oferecem à saúde quando permanecem nos alimentos. Invisíveis e sem cheiro, eles não são eliminados apenas com água.

O contato prolongado com pesticidas pode provocar distúrbios neurológicos, problemas hormonais, má-formações e até câncer. Crianças são mais vulneráveis por ingerirem mais alimentos proporcionalmente ao peso corporal. Em casa, a forma de higienizar frutas e verduras pode ajudar a reduzir esses riscos.

Especialistas recomendam deixar os alimentos de molho em uma solução com bicarbonato de sódio ou água sanitária diluída. No caso do bicarbonato, a proporção ideal é uma colher de sopa por litro de água, com imersão de até 20 minutos. Já a água sanitária deve ser usada na mesma medida e com o mesmo tempo. Depois, é preciso enxaguar bem. O vinagre, apesar de popular, tem baixa eficácia na remoção de resíduos químicos.

Outras práticas importantes incluem escovar bem as cascas mais grossas, descascar os alimentos e dar preferência a produtos da estação e aos orgânicos. Sabão e detergente não devem ser usados, pois deixam resíduos tóxicos e não eliminam os agrotóxicos.

Em um país que lidera o uso mundial de pesticidas, a higienização correta é uma das formas mais acessíveis de proteger a saúde e reduzir a exposição cotidiana a substâncias nocivas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também